Dia 14 de julho tem atração internacional do Jazz no Teatro Paiol
top of page
Buscar

Dia 14 de julho tem atração internacional do Jazz no Teatro Paiol


A cantora, saxofonista e compositora estoniana Pille-Rite Rei volta ao Brasil neste mês para lançar o CD “Brazilian Adventures”. A turnê passa por Curitiba no dia 14 de julho, no Teatro Paiol, às 19h. Os ingressos custam R$ 30.

Revelação no jazz, indicada por voto popular para o Festival de Jazz da Estônia, eleita como Compositora Revelação de Jazz pela Danish Songwriters Guild (2016), a artista é uma apaixonada pela bossa nova. Em Curitiba, ela se apresenta ao lado de Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho (contrabaixo), Raphael Grumser (guitarra) e Renato Endrigo (bateria).

“Fico entusiasmada com essa mistura Brasil/Estônia. Teremos canções do álbum que gravamos aqui no Brasil em 2018, com muito jazz e composições brasileiras”, comenta a jovem artista de 27 anos que se apaixonou pelo estilo brasileiro ao ouvir o disco Getz/Gilberto.

O CD "Brazilian Adventures" lançado agora, está disponível no formato físico e nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube Music, etc.) com distribuição da Brazil Deluxe. São doze canções autorais de Pille-Rite Rei, Raphael Grumser e Lipe Portinho.

Assista:

Em sua primeira visita ao Brasil, em 2018, para uma bolsa de estudos, Pille arrebatou os músicos da cidade. Fez show no Blue Note carioca, em bares de jazz e ficou famosa no circuito musical do Rio de Janeiro. Morando há cinco anos na Suécia, onde estuda composição de jazz na Universidade de Lund, em Malmö, Pille-Rite se dedica à música desde os sete anos de idade.

Nascida e criada na ilha de Saaremaa, Estônia, iniciou seus estudos musicais em aulas de saxofone. Aos 16 anos tirou terceiro lugar no concurso de canto nacional da Estônia e com 17 anos recebeu o prêmio nacional da Estônia por "Melhor Jovem Saxofonista". Estudou no Georg Ots Tallinn Music College como saxofonista jazzística. Depois, frequentou o Skurups Folkhögskola (2013-2015) na Suécia como cantora. Morou em Copenhagen, estudou com o professor Tiit Paulus - guitarrista de jazz, que a ensinou as manhas da improvisação musical. Em 2012, largou tudo e foi para a Espanha percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Ali, sem a companhia fiel do sax, retomou a vocação do canto.

22 visualizações
bottom of page