Mostra de Filmes do 58.º Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa neste sábado
top of page
Buscar

Mostra de Filmes do 58.º Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa neste sábado

Evento vai até o dia 12 de Julho no palco do Teatro Guaíra. |

Festival Folclórico de Etnias do Paraná

As apresentações de música e dança do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, já em sua 58.ª edição, chegam ao fim nesta sexta-feira (12), mas as atividades envolvendo folclore, tradições, culturas e etnias seguem até dia 20, em Curitiba.


No sábado (13), terá início uma mostra de filmes e debates étnicos que dão continuidade ao Festival Folclórico, tradicional evento que movimenta o início do segundo semestre na capital.


A mostra terá entrada gratuita e será no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro), nos dias 13, 17, 19 e 20 de julho. Serão exibidos oito filmes no total, entre longas, médias e curtas-metragens. As sessões serão seguidas de debates abordando aspectos culturais, folclóricos e étnicos presentes no Brasil.

A mostra busca discutir temas como as migrações do século XX, quando o governo brasileiro incentivou a vinda de europeus para o Brasil, com a intenção de intensificar a produção agrícola no país, e também o tema das imigrações contemporâneas e seus desdobramentos. Além disso, a questão indígena e dos quilombolas também serão levantadas durante o evento.


A curadoria da mostra de filmes é do cineasta natalense Aristeu Araújo, que atua como diretor, roteirista e montador de vídeos e já teve filmes premiados e exibidos internacionalmente. Já a curadoria do ciclo de debates é do curitibano Élisson Silva, Mestre em Filosofia pela UFPR, com vasta experiência na construção de projetos culturais.


Cada ciclo de debate vai abordar uma temática relacionada ao folclore. Convidados especializados nas áreas de arte, cultura, história, direito, antropologia e sociologia estarão presentes nas discussões que têm por objetivo fomentar reflexões acerca da diversidade, pluralidade cultural, miscigenação, imigração, a questão dos refugiados, o respeito às diferenças, além da estética folclórica das etnias.


25 visualizações
bottom of page