Buscar

Músicos Francisco Luz e Audryn Souza lançam Duonovo no dia 1º de agosto


O mês de agosto começa com a celebração de uma grande conquista para os músicos Francisco Luz e Audryn Souza. No dia 01 de agosto (quinta-feira), a partir das 20h, eles lançam oficialmente o álbum Duonovo, no Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França (Av. Marechal Floriano Peixoto, 458), em Curitiba. Com Francisco no violão e Audryn no trompete, o público vai conhecer um pouco do trabalho que começou a partir de atividades realizadas em escolas públicas da capital.

Além do concerto, haverá também a exibição de um documentário e uma exposição fotográfica, com imagens produzidas em 20 escolas da Rede Municipal de Ensino, pelo projeto Almanaque da Música Brasileira para Crianças. Uma criação coletiva do Duonovo, Diversa Produções e especialistas, que surgiu para fortalecer a identidade musical brasileira, com linguagem simples e acessível, a partir do acesso ao conhecimento da história da música.

“Para nós é tão natural, mas ainda é válido ressaltar que reconhecer a cultura de seu país é reconhecer-se a si mesmo e dar subsídios para sermos protagonistas de nossa própria história”, propõem a produtora, Priscila de Morais.

FOTO: MIRIANE FIGUEIRA

Ela conta que o projeto surgiu durante uma aula de história da música, ministrada pelo musicólogo e professor Harry Crowl. "Audryn Souza teve a ideia de fazer um livro ilustrado, inspirado pelos almanaques da década de 1990 que ele colecionava. Desenvolveu a ideia junto comigo e o Francisco, e vislumbramos uma série de ações em escolas. Sempre questionamos qual o nosso lugar, enquanto artistas brasileiros, no meio dessa linguagem de forte tradição e métodos europeus e ressaltamos como os compositores brasileiros construíram essa sonoridade borrando as fronteiras do popular e do erudito”, explica Priscila.

A produtora ressalta ainda que o projeto tem o objetivo de se tornar um estopim para que outros alunos e professores possam se tornar replicadores da cultura musical. “Enquanto material lúdico, nos parece uma porta de entrada capaz de aguçar os sentidos. O projeto foi a ferramenta encontrada pelo duo para criar um vínculo de parceria e responsabilidade entre nós e os professores”.

O projeto conta com o incentivo do Grupo Positivo, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação a partir da Lei 13.278/16 (substituta da 11.769/08) de Ensino de Música e outras linguagens artísticas nas escolas de Educação Básica.

#AlmanaquedaMúsicaBrasileiraparaCrianças #Duonovo #AudrynSouza #FranciscoLuz #PrisciladeMorais

11 visualizações