Criaturas Fantásticas, no Museu Municipal de Arte, segue em cartaz no mês de agosto
top of page
Buscar

Criaturas Fantásticas, no Museu Municipal de Arte, segue em cartaz no mês de agosto


Até 1º de setembro, crianças e adolescentes que visitarem a exposição Criaturas Fantásticas, no MuMa - o Museu Municipal de Arte (Portão Cultural), serão convidadas a vivenciar uma experiência cultural diferente. Elas serão as protagonistas de dispositivos interativos (recursos lúdicos, sensoriais e participativos), onde poderão interagir com as obras e espaço. Ali, elas também poderão participar de um ateliê, onde as obras produzidas serão expostas ao público.

A iniciativa inédita, das produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, traz todos os espaços do museu projetados, nesta mostra, para que as crianças explorem os sentidos, brincando com outras crianças. Não existem obras de arte para serem contempladas e compreendidas de maneira formal, mas dispositivos que convidam à experimentação, ao convívio com o outro, à colaboração, ao toque e à reflexão. Por isso, todas as peças da exposição têm como objetivo a ação do indivíduo e da participação do outro para gerar sentido: isto é, a obra só existe no encontro com as pessoas.

A exposição conta com mediadores que instigam a interação e a descoberta das crianças, sem direcioná-las ou limitar seus olhares curiosos, uma vez que a proposta é justamente valorizar os percursos infantis e a ampliar as experiências estéticas, sensíveis e culturais de cada indivíduo.

“Acreditamos que o contato do público infantil com o universo das exposições artísticas pode ser uma experiência transformadora – mas, para isso, é preciso que as iniciativas se aproximem, transformem e se permitam ser transformadas pelas crianças”, comenta Ana Hupfer.

O Museu Municipal de Arte (Portão Cultural) fica na Av. Rep. Argentina, 3.432, em frente ao Terminal de ônibus do bairro Portão, em Curitiba, aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 10h às 19h.

Foto: Mariana Alves

37 visualizações
bottom of page