Exposição de HQs na Gibiteca fica em cartaz até outubro
top of page
Buscar

Exposição de HQs na Gibiteca fica em cartaz até outubro


A Gibiteca de Curitiba recebe a partir desta sexta-feira (02), a exposição "Shimra", com obras que reúnem os processos de criação de uma História em Quadrinhos, incluindo as escolhas artísticas e materiais finalizados da publicação. Na programação, no dia 16 de agosto, haverá distribuição gratuita dos exemplares da história apresentada na exposição, seguido de sessão de autógrafos no mesmo local, com os autores Gabriela Antônia Rosa e Victor Harmatiuk.

No roteiro da história, que começou a ser escrita em 2014, o autor conta como crianças foram treinadas para defender o seu país. Guerreiras são escolhidas em uma cerimônia especial que faz o público viajar na ficção dos quadrinhos. “Shimra começou como uma exploração visual pura. Sempre gostei da estética de povos tribais e fiz uma sequência de imagens relacionados a um possível universo fictício com essa temática”, destaca Victor Harmatiuk.

No processo de pesquisa de escrita, Gabriela se inspirou em livros como O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e em Filmes como “Madmax, a Estrada da Fúria”. “Também gostei muito de ler mais histórias em quadrinhos, gênero que eu não lia tanto, e, gostei muito desse processo de leitura e pesquisa. Tivemos uma criação colaborativa em Shimra. A troca com o Victor foi muito significativa, pois ele ia pensando em cima do que eu escrevia, em como poder retratar aquilo de uma outra forma”, explica a roteirista.

As artes foram desenvolvidas por Victor Harmatiuk, Henrique Lindner e Victor Rossi, com produção da Fish Films. Cada quadro pode ser considerado uma ilustração e tudo é pensado, incluindo enquadramento, luz e cores, com a intenção de evidenciar a experiência dos personagens. Com contrastes entre cenários sombrios e paisagens desérticas, há várias cenas monocromáticas que dialogam com cenas coloridas, de modo que os traços ficam mais complexos à medida em que a narrativa evolui.

Victor destaca que os leitores podem esperar um clima pesado, realista e personagens complexos que fogem dos estereótipos padrão. “Gosto muito da estética tribal e também do tema religioso que a história aborda, um dos focos que imaginava para Shimra era mostrar como as religiões podem se aproveitar das pessoas e a história mostra isso muito bem”.

Sobre a exposição, o artista espera que o público possa ter uma noção de como o universo começou a ser criado e entender como se deu o processo de suas primeiras explorações visuais. “Espero poder transmitir para o público toda a ambientação e tom que imaginei pra esse universo e, possivelmente, fazer com que se conectem a essa história tanto quanto eu”, fala o artista. A exposição é composta por 20 obras de artes visuais digitais e continua em cartaz até 12 de outubro.

SERVIÇO:

Abertura da Exposição “Shimra”

De 02 de agosto a 12 de outubro.

Local: Gibiteca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533.

Horário: 19h

Entrada Gratuita.

Lançamento e Sessão de Autógrafos da História em Quadrinhos “Shimra”

Data: 16 de agosto.

Local: Gibiteca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533.

Horário: 19h

Distribuição Gratuita.

19 visualizações
bottom of page