Buscar

25 anos de Grupo Fato com show no Teatro Paiol


Nesse mês de agosto, o grupo FATO completa 25 anos de carreira. Ao longo desse período, eles gravaram oito álbuns, dois DVDs, diversos videoclipes, livro de partituras e 13 montagens de shows com apresentações em todo o Brasil e na França. O quinteto curitibano surgiu para desenvolver pesquisas musicais e descobrir novas sonoridades. É formado pelos músicos Ulisses Galetto, Grace Torres, Priscila Graciano, Daniel Fagundes e Andrezza Prodóssimo.

Em sua história, o FATO contou com um imenso leque de realizações, participações em shows, gravações e eventos dos mais diversos, ao lado de artistas renomados como Arthur de Faria (RS), Maurício Pereira (SP), Antonio Saraiva (RJ), Pedro Luís & a Parede (RJ), Lenine (RJ), João Cavalcanti (RJ), Yuri Queiroga (PE), Edith de Camargo (PR), Gabriel Schwartz (PR), Rodolfo Stroeter (SP), Guinga (RJ), entre outros.

Show festivo

Para integrar as comemorações, o FATO apresenta nesse fim de semana o show “LEMBRA?”, com a participação do compositor, arranjador, instrumentista e produtor musical carioca Antonio Saraiva, que é amigo, parceiro e uma figura central na trajetória do Grupo desde o seu embrião.

Canções de sua autoria foram gravadas e interpretadas por Ney Matogrosso, Marcos Sacramento, Ná Ozzetti, Pedro Luís e A Parede, Grupo Fato, Alexandre Nero, Katia B, Carminho, Valéria Lobão, Via Negromonte e Fabiano Medeiros, entre outros. Antonio Saraiva tem seis CDs autorais lançados. Como músico, arranjador e produtor tem participação em mais de 50 álbuns e seu trabalho de compositor está presente em peças de teatro, programas de TV e cinema.

Em 1994, quando esteve em Curitiba para ministrar o "Curso Livre de Composição" na 13ª Oficina de MPB, Antonio Saraiva iniciou sua ligação com Grace Torres e Ulisses Galetto, o que viria a ser determinante para o nascimento do Grupo FATO. Não por acaso, o primeiro CD do Grupo, em 1995, teria a produção musical assinada por ele.

O show será no Teatro Paiol em Curitiba, nos dias 23 e 24 de agosto, às 20h. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Conheça o Grupo Fato

EM 2014, a jornalista Lana Seganfredo produziu um programa especial para a ÓTV (RPC) com o Grupo Fato. Relembre!

#grupofato #TeatroPaiol #UlissesGaletto #AndrezzaProdóssimo #DanielFagundes #PriscilaGraciano #GraceTorres #YuriQueiroga #AntonioSaraiva

19 visualizações