Bernardo Gonçalves abre nova exposição nesta quinta (12)
top of page
Buscar

Bernardo Gonçalves abre nova exposição nesta quinta (12)


Inquieto por natureza. É assim que Bernardo Gonçalves se considera. Essa inquietação vem da curiosidade em querer conhecer mais a fundo tudo aquilo que lhe interessa, o que na grande parte das vezes se transforma em inconformismo, seja com o status quo, ou com ele mesmo.

Autodidata, costuma retratar uma ebulição de sentimentos de forma intensa. Isso pode ser percebido na escolha de sua palheta de cores, sempre contrastantes, em suas pinceladas e espatuladas fortes, grosseiras, que se aproximam da ideia de uma vida falível, sem ensaios, que está aí para ser vivida de forma visceral.

Para a exposição "Ante o Quadrante", que abre nesta quinta (12) em Curitiba, quadrados e cubos representam diversas formas de construção e visão de vida, sempre mutáveis. Esses quadrados e cubos (quadrantes) simbolizam a necessidade de concretizar sonhos e desejos, e embora possuam formas pesadas e definidas, expressam exatamente o contrário: um desejo vago, não muito planejado, com a vontade de lapidar e esculpi-lo com cuidado, dia após dia, mas sem se preocupar com a perfeição. Pois a beleza da vida está em aproveitar essa construção, a jornada, para que todo esse processo seja prazeroso.

A intenção é registrar e emoldurar quadrantes dessa vida: por vezes dopante, errante, embargante, angustiante, dilacerante, variante, pulsante, esgotante, enervante. E que pode ser uma vida excitante, edificante, confiante, incessante, exaltante e, acima de tudo, fascinante e apaixonante, entre tantos outros antes. Essa é uma visão. E a sua? Ante o Quadrante, o que você vê?

A Exposição Ante o Quadrante fica em cartaz de 12 de setembro a 12 de outubro, no Gilda Bar e Restaurante – Rua Cândido Lopes, 323 – Centro. A abertura será às 19h, nesta quinta.

12 visualizações
bottom of page