Buscar

Lançamento de livros infantis no Cine Passeio, neste sábado (05)


Uma criança de seis anos também tem os seus desafios. O medo do escuro, o dente que está prestes a cair e o primeiro dia de aula são obstáculos a serem vencidos na infância. A autora Lílian Fleury Dória incentiva os pequenos a enfrentarem os seus problemas com imaginação e alegria em seu novo livro: “Sonhos de Titi”. Ela lança a publicação junto com a divertida obra “Um Gato Avacalhado”, do autor Guggo Rachwal, onde um touro de meia tonelada passa por situações inusitadas ao considerar-se um delicado felino. O evento da editora AbreAspas será no dia 5 de outubro, no Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 - Centro) em Curitiba, e conta com uma animada programação para toda a família.

Foto de capa: Lílian Fleury Dória e Guggo Rachwal / divulgação

A charmosa “Coffeeterie” do Cine Passeio será tomada pelo universo da literatura infantil no lançamento da editora AbreAspas. O evento, que acontece das 10h às 15h, tem o objetivo de apresentar ao público as mais novas obras literárias dos autores Lílian Fleury Dória e Guggo Rachwal, já atuantes na escrita para crianças e participantes do coletivo Era Uma Vez, que reúne escritores e ilustradores de destaque na capital paranaense. A ocasião também vai proporcionar às famílias uma oportunidade de incentivarem os pequenos à apreciação da leitura pelo contato com os autores, a narração lúdica das histórias e atividades recreativas relacionadas aos personagens.

Pela manhã, às 11h30, e pela tarde, às 14h30, a história “Sonhos de Titi” será apresentada ao público por meio da música e da manipulação de objetos na contação da atriz Camila Canassa, do projeto Contações da Mila. Às 13h30, mais contação de histórias, com Guggo Rachwal, que apresentará o seu novo livro fazendo uso de interações multimídia. Logo após as sessões de narração de histórias, serão promovidos bate-papos com os autores. Pela tarde, a partir do meio dia, as crianças terão pintura de rosto com a maquiadora Luciana Zacharow. Serão desenhos inspirados nos personagens dos livros: a sonhadora menina Titi e o “gatouro” de “Um Gato Avacalhado”. Os pequenos ainda terão atividades recreativas à disposição durante todo o evento e os pais poderão usufruir do cardápio da cafeteria e bombonière local.

Saiba mais sobre as obras

Sonhos de Titi - O livro acompanha um dia na vida de Titi, uma menina de seis anos que tem muitos sonhos, de noite e de dia. Com uma linguagem poética e bem-humorada, Lílian Fleury Dória descreve os sonhos e fantasias de Titi entremeados às situações da realidade que a menina precisa enfrentar com imaginação e alegria. A graça das situações e a fantasia dos sonhos ganha uma bela representação gráfica com os desenhos de Guggo Rachwal, que procura captar a poética do imaginário infantil em traços simples e despojados. Os sonhos da protagonista a ajudam a enfrentar e superar situações reais típicas da infância, como um dente que está prestes a cair, o medo do escuro e o primeiro dia de aula. O escrito oferece aos leitores uma história envolvente, pois mexe com a imaginação, a realidade e o sentimento de forma lúdica.

Um Gato Avacalhado – um touro de meia tonelada começa a se comportar como um gatinho com menos de 2 quilos gerando situações engraçadas e muito transtorno em uma história divertida e cheia de interpretação. Gírias e metáforas populares são abordadas de forma lúdica e poética e transportam para a ilustração a essência das figuras de linguagem. Na pequena trama, humanos e outros bichos ficam em polvorosa. Como resolverão o problema desse Gatouro? Liberdade e convivência são temas transversais da obra e a ideia de autenticidade é a reflexão que fica nas entrelinhas. Com argumento, ilustração e projeto gráfico de Guggo Rachwal, autor da coleção Turma do Rabzoio, “Um Gato Avacalhado” traz uma experiência literária no gênero do humor que é um presente artístico para os pequenos leitores e seus familiares.

Conheça os autores

Lílian Fleury Dória – autora mineira que reside em Curitiba desde 1983. Foi professora do Curso de Artes Cênicas da Faculdade de Artes do Paraná, UNESPAR, por 30 anos. Foi diretora de teatro, atriz e produtora. Tem graduação em Filosofia e em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Literatura Brasileira pela UFPR e doutorado em Cinema e Literatura pela UNICAMP. Atuou nas áreas de Interpretação Teatro, Direção, Dramaturgia, Roteiros para Cinema e Dramaturgia e Encenação para Crianças. Autora do livro “Linguagem do Teatro”, pela editora IBPEX, em 2009. Também é autora de capítulos dos livros “Metodologia do Ensino de Arte” (2011), “Por Dentro da Arte” (2009), “Avaliação no Ensino da Arte” (2009), publicações da Editora IBPEX. Em 2016, publicou o seu primeiro romance, “Encarcerado”, pela editora Giostri. Em 2017, lança o livro infantil “Dia, Dia, Belo Dia” pelo projeto Palavras Arterias, da editora Pensa Mais, na Feira Literária de Ponta Grossa, promovida pela Secretaria da Educação do município.

Guggo Rachwal – ilustrador e cartunista curitibano formado em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com extensão em desenho animado pela FEMP – Faculdade de Educação Musical do Paraná. Publicou charges e tirinhas no Jornal O Estado do Paraná entre 2006 e 2011. Autor da coleção de livros “A Turma do Rabzoio”, publicado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do site www.rabzoio.com.br. Roteirista e diretor de filmes publicitários e desenhos animados. Diretor de criação publicitária com experiência em marketing educacional e pedagógico. Ilustrador do livro infantil “Dia, Dia, Belo Dia”, da autora Lílian Fleury Dória, pela editora Pensa Mais.

“Sonhos de Titi”, de Lílian Fleury Dória e “Um Gato Avacalhado”, de Guggo Rachwal

Sábado, 5 de outubro, das 10h às 15h.

Contação da História “Sonhos de Titi” – às 11h30 e às 14h30

Contação da História “Um Gato Avacalhado” – às 13h30

Bate-papo com os autores - sempre após as contações de histórias

Pintura de rosto e atividades recreativas – a partir do meio dia

Local: Cine Passeio Endereço: Rua Riachuelo, 410 - Centro

Valor: Entrada franca

#CinePasseio #LílianFleuryDória #GuggoRachwal #AbreAspas

17 visualizações