Buscar

Cia.Stavis-Damaceno leva teatro para todo Paraná. Apresentação esta semana será em Pinhais


Campo Mourão, Paranavaí, Arapongas, Apucarana, Toledo, Umuarama, Paranaguá, Castro, Irati, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Pinhais, Campo Largo e Araucária. Estas quinze cidades estão recebendo este ano a turnê da Cia. Stavis-Damaceno de Teatro, de Curitiba, que comemora 15 anos de atividades, com uma série de apresentações pelo Paraná.

Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis (frequentemente apontada pelos críticos como uma das maiores atrizes do país), a companhia acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro. Neste ano, Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento, trabalho mais recente da companhia. Neste ano ainda, realizou com grande êxito a Mostra Stavis-Damaceno no Festival de Teatro de Curitiba, como parte das comemorações.

Além das apresentações, oficinas de teatro e de formação de plateia, debates e apresentações didáticas serão oferecidas gratuitamente à população. Um projeto aprovado no Programa Estadual de fomento e Incentivo à Cultura/ PROFiCE da Secretaria de Estado da Cultura/ Governo do Estado do Paraná com apoio da COPEL.

Agora chegou a vez de Pinhais receber três apresentações do espetáculo "Artista de Fuga", na programação do Festival de Teatro de Pinhais. A peça estreou em novembro de 2015, em Curitiba. Em 2016 participou do Festival de Curitiba, do Festival Internacional de São José do Rio Preto e do Festival Internacional de Londrina. Em 2019 participou da Mostra especial dos 15 anos da Cia.Stavis-Damaceno, dentro da programação do Festival de Curitiba. Foi indicado ao Troféu Gralha Azul nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Atriz (Rosana Stavis) e Melhor Direção (Marcos Damaceno).

As apresentações serão gratuitas no dia 23 de outubro, em sessões às 10h, 15h e 20h no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann (Rua 22 de Abril, 305 – Centro de Pinhais).

A peça traz à cena um homem, um escritor, que, afundado no caos e na desordem que se tornou o seu dia-a-dia, mergulha em pensamentos e sentimentos tão caóticos quanto sua vida cotidiana, à qual se sente com sérias dificuldades em saber como lidar. Procrastinador crônico, nunca dá conta de seus compromissos, dos prazos, do tempo, das contas a pagar, dos relacionamentos, afetivos e profissionais. Ansioso por natureza, angustiado desde sempre com o mundo ao qual pertence, se autorrefugia em espaços mentais onde pretensamente encontraria o lugar ideal para a construção de sua pretensa obra-prima, um romance eternamente inacabado.

A montagem conta no elenco com Paulo Alves, Eliane Campelli e com a premiada atriz Rosana Stavis, freqüentemente apontada pela crítica especializada e por profissionais diversos como uma das melhores atrizes do teatro brasileiro.

A direção é de Marcos Damaceno, conhecido por espetáculos que remetem mais à consciência, ou à inconsciência, da mente dos personagens do que ao mundo externo, ou real. Outras características do diretor, também presentes em Artista de Fuga, são o cuidado minucioso com a musicalidade e ritmo das palavras, a contenção dos movimentos e o rigor formal dos elementos que compõem a encenação. Damaceno também assina a dramaturgia, criada a partir de texto de Guto Gevaerd.

O espetáculo conta também com as participações de Beto Bruel na iluminação e André Coelho no pôster art e na cenografia, criada em parceria com Marcos Damaceno. A composição musical é assinada por Guto Gevaerd e os figurinos pela Rosana Stavis. As fotos são de Marcelo Almeida.

#CiaStavisDamaceno #StavisDamaceno #RosanaStavis #MarcosDamaceno #PrêmioShell #TroféuGralhaAzul #SarahKane #FestivaldeTeatrodePinhais #PrêmioTroféuGralhaAzul #CentroCulturalWandadosSantosMallmann #PauloAlves #ElianeCampelli #BetoBruel #AndréCoelho

0 visualização