Buscar

Série Solo Música traz Showan Tavakol para primeiro recital de música iraniana em Curitiba


O músico nascido no Irã, Showan Tavakol, que hoje reside no Canadá, vem ao Brasil pela primeira vez na próxima semana, especialmente para a Série Solo Música, da Caixa Cultural Curitiba. O recital de Kamanche, instrumento típico do Irã e que é praticamente desconhecido entre os brasileiros, é inédito na cidade.

FOTO DE SOROOSH KIYAIE

Aliás, são raras as ocasiões em que músicos iranianos aportaram em terras brasileiras para mostrar seus trabalhos, ainda mais em formação solo. E não há notícias, por exemplo, que uma vez algum artista iraniano tenha se apresentado em Curitiba, conta o produtor da Série Solo Música, Álvaro Collaço.

“Showan Tavakol é um dos principais intérpretes de kamancheh da atualidade e compositor respeitado, autor de trilhas sonoras e música de concerto. Sua música é profunda e mágica. É um dos grandes artistas iranianos que, por estar residindo no Canadá tem aproximado a cultura iraniana do oriente”, explica.

FOTO: NIRVAN FADAE

Desde a Revolução Iraniana de 1979, que transformou o país em uma república islâmica teocrática, as relações do país com o ocidente tornaram-se complexas. Desde então, a arte iraniana mais difundida foi o cinema, filmes de Abbas Kiarostami, Jafar Panahi e Mohsen Makhmalbaf. Eventos de música iraniana são raros. Comum é mesmo o comércio de tapetes.

Em cerca de 70 minutos de concerto, Showan Tavakol vai mostrar principalmente suas belas composições, entre as quais “Sifllet de Phénix”, (O apito de Fênix) escrita originalmente para kamancheh, oud e orquestra de cordas. Ele também tocará música tradicional de Khorasan (Coração), região histórica da Pérsia e canções inspiradas na música do povo curdo, que se faz presente no Irã, que é de maioria persa.

Showan é atração da Série Solo Música em 5 de novembro, às 20h, na CAIXA Cultural Curitiba. Como ocorreu diversas vezes na história dessa Série, este não será um recital comum. Os ingressos custam entre R$ 30 e R$ 15 (meia).

#ShowanTavakol #Kamanche #SérieSoloMúsica #ÁlvaroCollaço #kamancheh #Irã

34 visualizações