Escritora Cléo Busatto promove ação literária no Sudoeste do Paraná
top of page
Buscar

Escritora Cléo Busatto promove ação literária no Sudoeste do Paraná


Um projeto que nasceu em Curitiba agora ganha a estrada e chega a municípios do interior do Paraná. Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Porto Vitória, Cruz Machado e Rio Azul estarão no roteiro da ação idealizada pela escritora Cléo Busatto, com o objetivo de aproximar o leitor do autor e capacitar profissionais para a arte de contar histórias. É o projeto "Histórias da Cléo PR 2", que será realizado neste mês de novembro em cidades da região Sudeste paranaense.

Viabilizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Sanepar e do Grupo Potencial, o projeto compreende espetáculo para crianças e oficina de formação de contadores de histórias. Todas as ações são gratuitas.

Essa é a terceira edição do projeto Histórias da Cléo que já levou as obras da escritora para mais de dez mil crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana, além de 20 cidades paranaenses. O projeto também já capacitou mais de cem pessoas nas oficinas de contadores de histórias.

A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras de autoria de Cléo Busatto por meio de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. A plateia é convidada a se tornar protagonista dessa ação, interagindo na atuação da escritora, por meio da exploração sonora e linguística das obras.

Serão quatro espetáculos em cada cidade, dirigidos a crianças de 6 a 11 anos. A ação acontece na Biblioteca Pública ou Cidadã de cada cidade participante, valorizando o uso da biblioteca e reforçando o conceito biblioteca-viva, ou seja, espaço que recebe e atua com cultura.

Já na oficina de formação de contadores de histórias será realizada no dia 19 de novembro, na cidade de Rio Azul, onde serão abordadas considerações significativas sobre o texto literário, como a importância da atividade na formação do ser humano e a narrativa como um caminho para aproximar pessoas.

A primeira edição do projeto Histórias da Cléo, 2014, circulou pelas bibliotecas escolares e Faróis do Saber, da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, de Curitiba. Contou com o incentivo da Caixa Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba – Fundação Cultural de Curitiba. Oportunizou o acesso gratuito a 5,4 mil crianças da rede pública de Curitiba e da região metropolitana.

Em 2016 foi realizada a segunda edição, que se chamou Histórias da Cléo PR1. O projeto foi selecionado no edital Circula Paraná, da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Com o patrocínio do MINC e da Copel. Atuou em 20 municípios da Mesorregião Metropolitana de Curitiba e oportunizou o acesso a 5,3 mil crianças e adultos nas ações que aconteceram nas bibliotecas Públicas e Cidadãs de cada cidade. As oficinas de formação de contadores de histórias capacitaram 67 participantes.

Serviço:

Locais dos espetáculos:

Bituruna, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória e Rio Azul.

Oficina de formação de contadores de histórias: dia 19 de novembro de 2019, no Salão da Secretaria de Educação de Rio Azul (Rua Getulio Vargas, 270).

Intervenção artístico-literária para crianças, Histórias da Cléo: Mallet (04/11), Cruz Machado - (5/11), Paula Freitas (06/11), General Carneiro (11/11), Bituruna (12/11), Porto Vitória (13/11) e Rio Azul (18/11).

Patrocínio: Lei Rouanet, Sanepar e Grupo Potencial.

21 visualizações
bottom of page