Nova peça da Companhia Brasileira de Teatro apresenta panorama irônico da evolução humana
top of page
Buscar

Nova peça da Companhia Brasileira de Teatro apresenta panorama irônico da evolução humana


O espetáculo “Bem-vindos à espécie humana”, nova montagem da Cia Brasileira de Teatro, faz sua estreia nacional em Curitiba, no Teatro Novelas Curitibanas na próxima semana. A peça fica em cartaz a partir do dia 14 de novembro (quinta-feira) até dia 15 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos 1h antes de cada apresentação no próprio teatro.

FOTOS: Luísa Bonin e Amanda Vicentini

No best seller do historiador Yuri Noval Harari e no texto do dramaturgo francês Benoit Lambert, o ser humano e sua evolução no planeta Terra em relação a outras espécies e a ele mesmo é apresentada sob a perspectiva da agressividade. Fala também sobre como as guerras, o sistema capitalista e as religiões abraçam as características humanas e ditam o modos operandi das nossas sociedades complexas. São esses os conceitos presentes na dramaturgia, que traz em cena as atrizes Cássia Damasceno e Giovana Soar.

As personagens apresentam para a plateia um inventário de algumas das experiências que nos unem como espécie humana ao decorrer dos séculos: o medo, a religião, o sistema capitalista e a relação com o dinheiro, o consumo, a acumulação e as armas. De forma irônica e bem-humorada, as duas atrizes questionam as escolhas e os desejos do homem animal e sua relação intrínseca com a agressividade, buscando decifrar quais foram os mecanismos que nos trouxeram até o nosso violento presente.

Ao refletir sobre a evolução do ser humano e como ela recai em nossas vidas íntimas e particulares, uma das buscas da companhia com a obra é pela aproximação com o público jovem – em especial a Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) – dialogando com seus interesses e forma de enxergar o homem contemporâneo, e ainda, tentando entender suas perspectivas – pessimistas ou não – de futuro.

A peça foi contemplada pelo Edital Novelas Curitibanas 2019 da Fundação Cultural de Curitiba, e realiza essa primeira temporada na cidade de forma gratuita. Os lugares no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge são limitados (70 cadeiras), e a distribuição dos ingressos acontece no próprio teatro sempre 1h antes de cada apresentação.

O Teatro fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222, no bairro São Francisco em Curitiba. A Classificação indicativa da peça é de 16 anos.

FICHA TÉCNICA

Giovana Soar, Cássia Damasceno, Nadja Naira, Marcio Abreu, Ranieri Gonzalez, Fernando Marés, Helen Kaliski, Jo Mistinguett, Pedro Fiuza, Aristeu Araújo, Mical Kairós, Luísa Bonin, Kathy Alves.

50 visualizações
bottom of page