Protagonizada por João Miguel, peça “Bispo a Sêco” chega a Curitiba esta semana
top of page
Buscar

Protagonizada por João Miguel, peça “Bispo a Sêco” chega a Curitiba esta semana


“Bispo a Sêco”, protagonizado e dirigido pelo ator João Miguel, chega a Curitiba em novembro para curta temporada na Caixa Cultural. A peça é inspirada na vida e na obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, que viveu cerca de 40 anos em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro.

No contexto, serão abordadas questões fundamentais de identidade e brasilidade. O universo místico de Bispo, a sua relação com a obra, a visão da Virgem Maria, a paixão pela psicóloga Rosângela Maria e os seus delírios são tratados com ritmo, humor e profundidade.

Em cena, acompanhado pelos músicos Angelo Santiago e Sidney Argolo, João Miguel mistura as palavras de Bispo com as vertentes mais modernas do teatro contemporâneo, propondo uma união de várias linguagens para dialogar com a obra criada por Bispo.

A primeira montagem de “Bispo” estreou em Salvador, em 2001, fruto de uma profunda pesquisa de João Miguel por materiais a respeito da vida e da obra de Arthur Bispo do Rosário. No ano da estreia da peça, João Miguel ganhou prêmios de melhor ator, diretor, cenário, espetáculo e ator revelação e, em 2003, a indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.

Com sucesso de público e de crítica, a peça já esteve em cartaz em diferentes cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Agora, mais de quinze anos depois, João Miguel remonta Bispo, reunindo um coletivo que traz nomes como o da diretora Cristina Moura, do roteirista Edgard Navarro, do músico Pupillo e do cineasta Eryk Rocha, entre outros.

A montagem será apresentada na Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro), com sessões às 20h nos dias 12 e 13 de novembro, e duas sessões no dia 14 de novembro, às 18h e às 21h. Ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

95 visualizações
bottom of page