top of page
Buscar

23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos começa dia 9 com programação gratuita

Maratona conta com apresentações de 25 companhias paranaenses vai até 16 de julho, em diversos espaços de Curitiba e Região Metropolitana.

Teatro de bonecos encanta adultos e crianças | Foto: Divulgação

Em sua 23ª edição, o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos começa neste domingo (09) com apresentações em Curitiba e Região Metropolitana. A programação vai até 16 de julho, de forma gratuita, e conta também com uma palestra da renomada artista bonequeira Tadica Veiga, em uma ação de contrapartida socioeducativa. Haverá, ainda, uma exposição no Novo Café do Teatro com acervo da coleção pessoal de artistas que participam do Festival.

O evento já faz parte do calendário cultural do Paraná e ficou suspenso durante a pandemia do coronavírus. Neste ano de retomada, 25 companhias paranaenses selecionadas vão se apresentar, além de duas convidadas, de Santa Catarina e da Paraíba. Organizado desde 1991, o festival engloba todas as vertentes da arte milenar, com apresentações como o Teatro de Marionetes, Formas Animadas, Fantoches, Teatro de Sombras e muitas outras variações artísticas.


(Divulgação)
“Em outros tempos, o Festival tinha caráter internacional, com apresentações de grupos e companhias de diversas partes do mundo, além das brasileiras. Após a interrupção por conta da pandemia e nessa retomada, coube por bem e necessidade priorizar as companhias paranaenses. Serão 25 grupos que darão brilho e beleza a essa edição tão especial de recomeço”, explica Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. “O 23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos será um sucesso como foram as edições anteriores”.

Mais de 50 apresentações

Ao longo da programação, as companhias selecionadas e as convidadas irão se apresentar duas vezes cada. Serão 54 atrações até o dia 16 de julho, algumas com acessibilidade de conteúdo (audiodescrição e Libras). Elas ocorrem em espaços do Teatro Guaíra, no Hospital Pequeno Príncipe e na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, e também em oito municípios da Região Metropolitana.

A abertura será no Museu Oscar Niemeyer, domingo, com a Cia Boca de Cena da Paraíba, de João Pessoa, que apresenta o espetáculo “Colcha de Retalhos, às 10h e às 15h. Já o encerramento será com a catarinense Cia Mútua Teatro de Animação, de Itajaí, que estrela o espetáculo “Borboleta” no Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante - Guairinha).


(Divulgação)

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, com apoio do Café do Teatro, da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e da Galvão Locações. O patrocínio é da Dual, do BRDE, da Coamo, do Grupo Bianchi, da Westaflex e da Linde Vidros; com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Paraná, do Ministério da Cultura e do Governo Federal: Brasil, união e reconstrução.

Serviço:

23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos Apresentações: 9 a 16 de Julho de 2023 Entrada gratuita Classificação: Livre A programação está disponível pelo site: https://www.ababtg.org.br/festivaldebonecos



26 visualizações

Comments


bottom of page