top of page

3º Tocadores - Encontro de Tradições, será realizado em agosto

Toca Cultural

Depois de três anos, festival de culturas tradicionais retorna ao calendário de apresentações no Memorial de Curitiba.

Boi de Mamão com Grupo Mandicuera | Foto: Daniel Castellano

Música, dança, artesanato, histórias e sabedorias populares. Estes ingredientes voltam a se encontrar na terceira edição do festival Tocadores - Encontro de Tradições. Depois de três anos de intervalo, por conta da pandemia, o evento ganha edição de retorno nos dias 18 e 19 de agosto, no Memorial de Curitiba.

Com programação totalmente gratuita, o festival reunirá grupos, cooperativas e mestres tradicionais representantes de diversas etnias, regiões e expressões populares do Paraná, além de convidados de outros estados. Nos dois dias, a programação acontecerá das 9h às 18h. Entre as atividades, destaque para apresentações, encontros com o público, oficinas, rodas de conversa e feira de arte popular e artesanato.

O evento é organizado pela Olaria Projetos de Arte e Educação, e tem Lia Marchi como curadora, LM. Stein e Marinardes Marchi à frente da produção. A equipe tem um extenso trabalho de documentação e divulgação de tradições populares, tendo registrado ao longo de 24 anos diferentes culturas do Brasil e de Portugal, editando livros e documentários.

Fandango com Grupo Mandicuera | Foto: Daniel Castellano

A primeira edição do Encontro de Tradições aconteceu em 2017, na cidade litorânea de Antonina, reunindo grupos e artistas de todo o estado. A segunda ocorreu em 2019, em Palmeira. Nas duas, foram representadas importantes manifestações, como apresentações e oficinas de fandango, congada, folia de Reis, tradições indígenas e raízes africanas, danças ucranianas, tambores japoneses, entre outras atividades que envolveram toda a comunidade.


O Encontro conta com programação para todas as idades e várias atividades para as crianças também fazem parte do evento.

A Olaria

Criada em 1999 em Curitiba, a Olaria Projetos de Arte e Educação participa de projetos artísticos e educacionais. O foco de seus trabalhos envolve culturas populares, patrimônio cultural, educação pela arte e música e dança tradicionais.


Lia e Stein | Foto: Daniel Castellano

A cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi e a professora e produtora Marinardes Marchi fundaram a Olaria há mais de 20 anos. Entre outros trabalhos, a Olaria já fez séries televisivas, documentários e livros que revelam tradições populares do Brasil e de Portugal, com especial destaque para o Paraná, passando por temas como o Boi de Mamão, fandango, folias de Reis até as benzedeiras no interior do Paraná.


Serviço

3º Tocadores - Encontro de Tradições

Data: 18 e 19 de agosto de 2022 – quinta e sexta-feira.

Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, sem número – São Francisco)

APOIO: COPEL

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA / PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E CULTURA / GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Informações: FC Comunicação | Assessoria de Imprensa

Comments


bottom of page