top of page

3ª edição do Laboratório Aquilombasul chega ao fim com 14 filmes premiados

há 6 dias
2 min de leitura

Lab Aquilombasul reuniu realizadores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul em Florianópolis.

Foto: Matheus Trindade/ LabAquilombasul
Foto: Matheus Trindade/ LabAquilombasul

A Mostra Aquilombasul, evento promovido pela produtora Filmes de Apartamento e Coletivo Olho Negro juntou diretores, roteiristas e produtores negros de três estados, em Florianópolis. O evento, ocorrido no último final de semana, apresentou resultados positivos, segundo Beatriz Silva, uma das produtoras do Lab Aquilombasul “foi muito bonito ver a evolução e a dedicação de todo mundo“, comemorou.


A iniciativa, segundo Sergio Anansi, também organizador do evento, “fortalece redes de produção, formação e difusão do audiovisual negro na região”. Para ele, sua importância reside em “colocar diferentes territórios e perspectivas em diálogo”.


“Sensação de dever cumprido”


Em seu momento mais marcante, os pitchings, os realizadores perceberam todo o potencial do evento. A produtora Beatriz Silva, aponta a emoção e a sensação de dever cumprido ao ver todos os projetos apresentados. E como o evento demonstrou, para ela, a força de um projeto iniciado ainda durante a pandemia e que se expandiu a cada edição. 


A Mostra Aquilombasul tem apoio da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Durante o evento, produtoras de quatro estados, SC, RS, SP e BA, concederam incentivos aos projetos participantes. Os apoios consideram o momento de cada projeto e contribuem para o seu desenvolvimento.

Incentivos


Incentivo DiALAB Talents Carreira

Seu Rio em Mim (PR) - Gui Almeida e João Dourado

Corpo - Tela (SC) - Iuri Mesa e Laura Ferreira


Incentivo ECM + LAB

Flor de Laranjeira (RS) - Kaya Rodrigues e Gabriel Faccini


Incentivo SOPAPO LAB

Seu Rio em Mim (PR) - Gui Almeida e João Dourado


OKNA Produções

Malditas (RS) - Ana Moura e Dani Valentim


Produtora Criativa Roteiros

Depois de Uibaí (SC) Letícia Vitória e Daniela Elias 

Na Ginga - As Vozes do vale (SC) - Maira Pereira e Daniel Torres 

Para Bisa Noberta (SC) - Lais Goes e Luan Renato 

A Tese do Bacana (SC) - Saul Smith 

Na Ginga - As Vozes do vale (SC) - Maira Pereira e Daniel Torres 

Onde Acordaram Meu Coração (RS - SC) - Luiz Santana e Mariana Mignot  

KL JAY: Frequência Negra - Lucas Tirelli e Ana Clara Costa


Lilás Filmes

Desterro em Plano (SC) - Yago Machado e Tiago Dalagno


Filmes de Apartamento

Na Ginga - As Vozes do vale (SC) - Maira Pereira e Daniel Torres

Recreação 25 (SC) - Tarik e Tami Maciel 

Malditas (RS) - Ana Moura e Dani Valentim

Água Mole, Pedra Dura (RS) - Gus Oliveira e Aletéia Selonk

Depois de Uibaí (SC) - Letícia Vitória e Daniela Elias


Descoloniza Filmes

Malditas (RS) - Ana Moura e Dani Valentim


Informações: Karime Limeira e Ricardo Leite


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page