60ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa hoje
top of page
Buscar

60ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa hoje

De 11 a 21 de julho, Teatro Guaíra recebe apresentações de 16 grupos folclóricos com a participação de mais de 1500 folcloristas.

Folcloristas celebram retorno das apresentações presenciais | Foto: Brunno Covello

Uma grande celebração dos povos para valorizar tradições, respeitar diferenças e enaltecer a diversidade étnica. Assim segue um dos mais longevos festivais folclóricos do país, que chega a sua 60ª edição com apresentações, de 11 a 21 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra.


Realizado pela Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar) com produção da ONG Unicultura, o Festival Folclórico de Etnias volta a ter sua versão presencial após dois anos, devido à pandemia de COVID19. Durante 11 dias acontecem 16 apresentações inéditas de danças típicas. Os países celebrados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça, Ucrânia e pela primeira vez Luxemburgo (grupo convidado).


Os ingressos podem ser adquiridos com integrantes dos grupos folclóricos ou no site https://festivalfolclorico.com.br/ .


Histórico

Idealizado e organizado por grupos folclóricos, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná é realizado desde 1958. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Inter-étnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no estado. O evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.


A AINTEPAR (Associação Interétnica do Paraná) tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. Atualmente, é composta por 18 grupos, que representam 13 etnias, povos de todo o mundo que se estabeleceram aqui no decorrer dos séculos XIX e XX e influenciaram diretamente o desenvolvimento do Estado, mas não deixaram de transmitir à sua descendência o amor pela terra de origem.


Serviço: Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Data: de 11 a 21 de agosto

Local: Teatro Guaíra


Realização: Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar)

Produção: Unicultura


PROGRAMAÇÃO 2022 Segunda-feira, 11 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico Luxemburguês Feierwon - convidado Grupo Junak Folclore Polonês Terça-feira, 12 de Julho às 20h30 Wisła - Grupo Folclórico Polonês do Paraná Quarta-feira, 13 de Julho às 20h30 Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica Folclore Grego Neoléa do Paraná Quinta-feira, 14 de Julho às 20h30 Folclore Ucraniano Barvinok Sexta-feira, 15 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico Ucraniano Poltava Sábado, 16 de Julho às 20h30 Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia Grupo Folclórico Piccola Itália Domingo, 17 de Julho às 19h Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade Segunda-feira, 18 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná Terça-feira, 19 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei Quarta-feira, 20 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis Quinta-feira, 21 de Julho às 20h30 Grupo Folclórico Raízes de Bolívia Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda


Informações: Equipe Zelig

217 visualizações
bottom of page