A alegria do Poltava é destaque no Youtube nesta sexta (20)
top of page
Buscar

A alegria do Poltava é destaque no Youtube nesta sexta (20)

Grupo Folclórico Ucraniano preparou um vídeo especial para o projeto "O que nos Une", da Aintepar.

Festival no Teatro Guaíra | Foto: Toca Cultural

Depois de dois anos longe do palco do Teatro Guaíra, os grupos folclóricos filiados à Associação Interétnica do Paraná revisitam fotos e vídeos do Festival Folclórico de Etnias e sentem saudades. Mas como não sentir? Era sempre uma grande festa!


Em 2021, o evento comemoraria 60 anos, mas precisou ser adiado para o próximo ano devido à extensão das restrições causadas pela pandemia. E enquanto essa grande festa não vem, os grupos têm apresentado vídeos no canal do Youtube da Aintepar contando um pouquinho sobre suas trajetórias e seus trabalhos de preservação do folclore no Paraná. É o projeto "O que nos Une", que teve início no dia 16 de agosto e segue até o dia 30 deste mês.


Nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 21h, é a vez do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava. Conversamos com Carlos Valdir Henze Junior que falou sobre o vídeo gravado pelo grupo.


"Será um vídeo focado nas famílias do Poltava - no sentimento que temos ao fazer parte do Grupo. Afinal, é o amor que temos pelo grupo e pelas tradições ucranianas O QUE NOS UNE!"
Atividades folclóricas serão retomadas em breve | Foto: Toca Cultural

Carlos relata que este último ano foi de muitos desafios, mas que o grupo não vê a hora de retomar as apresentações.

"Ano passado vimos tudo isso com tristeza, este ano com resignação. Mas sabemos que, acima de tudo, está a vida, então preferimos esperar para que no próximo ano possamos fazer uma linda comemoração de 60 anos do Festival. Conseguimos retornar somente agora, em agosto, nossos ensaios presenciais".

Ainda está em estágio inicial, mas o grupo está muito animado. Ele conta que foi criado um protocolo próprio para cada departamento - dança (adulto), coral e orquestra - baseado nas recomendações das autoridades sanitárias. "Nosso foco, no momento, é retomar lentamente o físico, o afetivo e o psicológico, ainda que sem contato entre as pessoas. Para as categorias infanto-juvenis, retomamos ensaios virtuais da Capela de Banduristas Fialka e das turmas de dança da Escola Poltava", explica.

Banduristas no Festival do Guaíra | Foto: Toca Cultural

No ano passado, quando conversamos com os grupos, não imaginávamos que isso duraria tanto tempo e, desde então, muitos precisaram se despedir de integrantes, pais, amigos e outros familiares vítimas da Covid-19.

"Tivemos pessoas infectadas, algumas até hospitalizadas. Nenhum componente nosso faleceu, felizmente. Mas sentimos demais a perda de amigos de outros grupos, como a do Marcelo Loss, dançarino do Alemão e grande amigo do Poltava, e de Letícia Cordeiro dos Santos, dançarina do Folclore Ucraniano Barvinok, amada filha de Maria Nedza, dançarina do Poltava/Dança Sênior".

E driblando estes momentos de tristeza, o grupo até chegou a realizar algumas apresentações, mas todas virtuais. Carlos conta que foi possível integrar Dança, Coral e Orquestra, sempre que possível. O grupo também gravou um vídeo para o aniversário do Poltava e participou de um Festival de pares, na Colômbia, e do tradicional Festival Nacional de Danças Ucranianas, com edição virtual em 2020.

Por fim, Carlos deixa uma mensagem de otimismo e perseverança:

"Que sigamos firmes e unidos no propósito de manter nossas tradições e culturas. Recebemos um importante legado de inúmeras gerações que nos antecederam e viveram outras tantas dificuldades, mas encontraram seus meios de passar suas riquezas étnicas adiante. Nossa missão é essa: cuidar das pessoas em primeiro lugar, mas mantendo a chama acesa, apesar desse período tenebroso que ainda enfrentamos, com esperança e amor pelo que fazemos!"

Programe-se para assistir:

Confira os próximos vídeos:

21 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

ORIGINAL EINIGKEIT TANZGRUPPE


22 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO-BRASILEIRO DE SANTA FELICIDADE


23 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO RAÍZES DE BOLÍVIA


24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H

FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK


25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS


26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA


27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA


28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS


29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA


30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H

GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ

333 visualizações
bottom of page