top of page

A arquitetura do sensível: Adriano Catenzaro celebra 15 anos de carreira com a exposição Ex-Truturas

Mostra no Museu Tingui-Cuera apresenta cem obras do artista paranaense e reflete sobre o gesto de construir, habitar e reconstruir.


Adriano Catenzaro | Foto: Gabriel Sil
Adriano Catenzaro | Foto: Gabriel Sil

O artista visual Adriano Catenzaro comemora 15 anos de trajetória com a exposição inédita Ex-Truturas, que abre no dia 24 de outubro, às 19h, no Museu Tingui-Cuera, em Araucária (PR). A mostra reúne 100 obras, sendo seis inéditas, e propõe um mergulho em dez anos de experimentações com a colagem manual como linguagem artística.


Mais que uma retrospectiva, Ex-Truturas é um recorte curatorial assinado pelo próprio artista sobre sua pesquisa autoral. As colagens de Catenzaro exploram o limite entre o frágil e o estrutural, o abrigo e a ruína, transformando papel em arquitetura simbólica.


Distribuídas em seis séries e um conjunto de inéditos — Moradas, Refúgio, Recinto, Casulo, Reinoe Ente — as obras tratam o fragmento como matéria de construção. O papel, delicado e cotidiano, torna-se elemento tectônico, recortado e sobreposto até assumir formas de torres, cidades e criaturas.


Entre ruína e abrigo

O título da mostra sintetiza a essência da pesquisa do artista: Ex-Truturas é um jogo entre “estruturas” e “ex”, evocando o que já foi e o que se ergue a partir do que resta. “Cada obra nasce do gesto de reconstruir”, diz Catenzaro no texto curatorial. Suas colagens se revelam como geografias sobrepostas, seres e cidades reinventadas no trânsito do tempo. A exposição fala sobre recomeços e permanências, convidando o público a refletir sobre o que significa habitar o presente — um território entre o real e o imaginário, o concreto e o efêmero.


Adriano Catenzaro
Obra de Adriano Catenzaro

Acessibilidade e experiência sensorial

Reforçando o compromisso com a inclusão, Ex-Truturas oferece audiodescrição via QR Code e modelos tridimensionais para toque, voltados ao público com deficiência visual. A abertura oficial contará ainda com intérprete de Libras, garantindo uma vivência estética ampliada e acessível.


Oficinas de colagem com o artista

Durante o período da mostra, o público poderá participar de três oficinas gratuitas de colagem ministradas por Catenzaro, nos dias 25 de outubro, 1º e 8 de novembro, sempre às 14h, no próprio museu. As atividades incluem visita guiada e criação prática com papéis, explorando os processos de Ex-Truturas com enfoque em experimentação e acessibilidade.


Adriano Catenzaro | Foto: Gabriel Sil
Adriano Catenzaro | Foto: Gabriel Sil

Trajetória e reconhecimento

Formado em Desenho Industrial pela PUC-PR, com pós-graduação em Design de Embalagens, Catenzaro combina técnica e sensibilidade em uma produção que transita entre arte, design e arquitetura.


Suas obras já foram apresentadas em mostras e bienais como a Bienal Internacional de Curitiba, o Salão de Artes Visuais de Pinhais, e o Salão de Outono da América Latina, consolidando seu nome entre os principais representantes da colagem paranaense contemporânea.


Serviço:

Exposição: Ex-Truturas

Artista: Adriano Catenzaro

Abertura: 24 de outubro de 2025 (sexta-feira), às 19h

Local: Museu Tingui-Cuera — Rua Ceará, 65, Parque Cachoeira, Araucária (PR)

Visitação: 25 de outubro a 23 de novembro de 2025

Horários: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h | sábados e domingos, das 10h às 17h

Entrada: gratuita

Oficinas gratuitas com o artista: 25 de outubro, 1º e 8 de novembro (sábados), às 14h

Acessibilidade:Audiodescrição via QR Code | Obras 3D para toque | Intérprete de Libras na abertura

Realização: Projeto realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araucária.


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page