Buscar

Alexandre Araújo lança BerimBlues

Inspiração vem da música regional brasileira, na oriental e no flamenco.

FOTO: Ricardo Rodrigues

O guitarrista, violinista e compositor Alexandre Araújo está lançando seu novo álbum, propondo uma singular fusão de ritmos afro-brasileiros, com elementos do progressivo, blues, jazz, rock, folk e oriental. A execução das melodias e harmonias nas cordas do violão e do berimbau são usadas ao mesmo tempo como base e solo, derivando numa combinação de sons primitivos e contemporâneos, onde o resultado é uma sonoridade imaginativa e universal. A flauta faz o bordado melódico entre o violão e o berimbau. O compositor também se inspira na música regional brasileira, na oriental e no flamenco. O resultado é uma música vigorosa, emocionante e instigadora.

A gravação de BerimBlues contou com direção de André Geraissati e o parceiro Jonas Lins (in memoriam). O álbum ganhou o prêmio BDMG instrumental e foi apresentado ao público norte-americano através de uma turnê a convite da USIS e Partners of America (Colorado). O músico Ney Fiúza acompanhou o show da turnê.


Alexandre Araújo tem formação clássica em violão (cordas de aço). Autodidata como guitarrista, tem vasta experiência no blues, sendo o precursor do blues em Belo Horizonte (MG). Em sua bagagem traz um instrumento de rara beleza que é o sitar indiano.


Em sua trajetória, gravou quatro discos como guitarrista solo, com o compositor Marco Antônio Araújo (in memoriam), e participou de todos seus shows e turnês. Criou o grupo Mantra junto com o baixista Ivan Corrêa executando músicas autorais no estilo jazz rock fusion. Esse grupo se tornou a banda base do trabalho de Marco Antônio Araújo, seu irmão. O álbum BerimBlues já está nas plataformas digitais. Ouça: https://backl.ink/145228122

16 visualizações