Aline Morena lança CD digital com 50 convidados
top of page
Buscar

Aline Morena lança CD digital com 50 convidados

A estreia da cantora como arranjadora traz no novo trabalho 22 faixas inéditas.

Aline Morena | Foto: Laiz Zotovici Martins

"Aline Morena convida" é o novo trabalho de Aline Paula Nilson, sete anos depois de Sensações, seu primeiro CD solo, premiado fora do Brasil. São 22 faixas (duas de bônus), 50 convidados e passeios por vários gêneros, de Guinga a Chico Buarque, passando por Bizet. E, claro, muito Hermeto Pascoal, com quem a cantora conviveu durante 12 anos. Além das composições próprias, a gaúcha, que vive há 19 anos em Curitiba, toca um pouco de tudo e estreia como arranjadora.


Aline gosta de misturar. Estilos, repertório, sons do Brasil e do mundo. Com Hermeto como mestre, também absorveu os conceitos de música universal do multi-instrumentista alagoano, a quem já admirava e que conheceu em 2002, durante uma oficina em Londrina.


Entre as faixas, está Aline Morena 200, composição inédita, exatamente a última, de um livro de partituras que Hermeto dedicou a ela. Esse livro acaba de ser lançado. A 200 tem participação da musicista espanhola Maripepa Contreras (oboé), além de Fábio Cardoso (piano), Sandro Guaraná (baixo) e Matheus Silva (bateria).


A influência de Hermeto permanece, mas Aline percorre seus próprios caminhos, absorvendo ideias harmônicas, desenvolvendo seus estudos de arranjo – e sempre improvisando, sua marca registrada.


O músico curitibano Celso Joabe assina a primeira faixa, Morena Jambo, em homenagem à amiga Aline, que fez o arranjo. Ele toca piano e trompete, ao lado de Márcio Rosa (percussão) e Thiago Duarte (baixo elétrico).


Transpomato Di Supungo é uma homenagem a Hermeto e seu grupo, composta por ele mesmo, que também faz o arranjo. E De Bem com a Vida traz o gaiteiro Borghettinho, referência do instrumento.


Uma das composições, que remete a um tema folclórico, foi feita ainda nos tempos de faculdade: A História do Negrinho, de 1998, ganha seu primeiro registro. As gravações foram feitas em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Participações de outro gaúcho, o amigo Marcelo Pimentel (percussão), com o sanfoneiro Joquinha Almeida e novamente Thiago Duarte, aqui com baixo acústico.


Do Sul, Aline vai para o Nordeste, com o rasgado Frevando em Recife, nascida durante um carnaval na capital pernambucana ao lado de Hermeto. A melodia surgiu durante um treino de pandeiro. A letra veio em Curitiba, completando a composição. A faixa reúne Endrigo Bettega (bateria), André Ribas (acordeom) e Thiago Duarte (baixo acústico), com Aline ao piano.


O trabalho traz ainda alguns pot-pourris, como o que junta Praia da Nina Sinas vitais e Bach. Autor da primeira, Hermeto toca escaleta e improvisa na percussão com bichinhos, sempre presentes em suas apresentações. Participam Luciano Veronese (teclado), Celso Joabe (trompete), Thierry Roustan (sax soprano), Rebeca Friedmann (violoncelo) e a pequena Flora, de 9 anos. E faz homenagem ao apresentador Fernando Faro, criador do programa Ensaio, que faleceu há cinco anos.


Outro medley junta três seis canções, três sambas da própria Aline (PC, Pra Deus e Se Libertar) e outros três que a autora gosta muito: Flor Negra (Cristóvão Bastos/Elton Medeiros/Antônio Valente), Pra que Chorar (da dupla Vinícius de Moraes e Baden Powell) e Almanaque (Chico Buarque). E tem participações muito especiais, como do próprio Cristóvão, ao piano, e do incrível Filó Machado no violão.


Aline oferece ainda um vídeo-bônus, com o clássico Brasileirinho (Waldir Azevedo), uma faixa ao vivo de apresentação gravada em Brasília em que ela canta e toca pandeiro, com performance do Palhaço Propício (Jhonatan Mazo). No dia 10 de dezembro, ela lança, como diz, um “presente de Natal” antecipado: Te Quiero, com o uruguaio Hugo Fattoruso (acordeom) e a venezuelana Eliana Cuevas (segunda voz). Alinecanta e toca piano e teclado.


Um disco de retomada. Da vida e da arte. Aline espera trazer uma mensagem de alegria e de esperança em outros tempos.


Clique abaixo para ouvir:


E confira aqui o vídeo-bônus:

Aline conta que ainda será lançada uma faixa-bônus, no dia 10 de dezembro, como presente de Natal! A pré-save encontra-se no link: https://tratore.ffm.to/tequiero

Texto: Vitor Nuzzi

125 visualizações
bottom of page