Amanda Lyra lança videoclipe que ressignifica acessibilidade dentro da produção musical
top of page
Buscar

Amanda Lyra lança videoclipe que ressignifica acessibilidade dentro da produção musical

“Sem Reclamar” oferece diferentes experiências de acesso à música para pessoas com e sem deficiências.

Foto colorida da Amanda, mulher branca, de olhos castanhos, cabelos curtos, encaracolados e castanhos, com vestido de alcinha, longo, com fenda e vermelho terra e jaqueta preta de paetê. Está sentada em uma cadeira de rodas preta, com a mão esquerda na cintura e a direita no queixo, em um estúdio branco, com uma luz recortada e redonda em sua volta.
Amanda Lyra | Foto: Leticiah Futata

Nesta sexta-feira, três de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a compositora, cantora e mulher cadeirante, Amanda Lyra, lança “Sem Reclamar”, canção que critica o olhar capacitista das pessoas sem deficiências para com a diversidade de corpos que existem. A música vem acompanhada do primeiro videoclipe da artista, uma produção audiovisual acessível, com elenco composto apenas por pessoas com deficiências em um lugar de protagonismo e destaque.


“É um presente para as próximas gerações de pessoas com deficiência que vão poder ocupar lugares que até então não eram pensados para elas. A ideia é desmontar o estereótipo triste e assistencialista que a sociedade alimentou por tanto tempo como o padrão de representação de pessoas com deficiências”, comenta a compositora.

O roteiro traz pessoas com deficiência num lugar onde elas não estão acostumadas a serem reconhecidas: sendo protagonistas na interpretação de papéis que as representam como são. “Eu me senti muito bem ocupando um espaço que jamais imaginei que podia ser meu”, relata a estudante de psicologia Tauani Vieira, que aparece em frente ao espelho, se maquiando.


Assista:


Toda a comunicação musical do vídeo foi pensada por uma equipe de pessoas com deficiência para contemplar as diferentes linguagens de acesso à música e o seu significado. Quem não vê com os olhos, haverá uma segunda versão do clipe com audiodescrição, o que também possibilitará a reprodução da obra em um podcasts. Esse roteiro e a letra da música serão disponibilizados em texto, para que pessoas surdo-cegas tenham acesso ao conteúdo por meio de uma página acessível para a navegação com display braille.


Além da janela de libras, outro recurso para pessoas surdas e com baixa visão, é o estilo de legenda, dinâmico e colorido, para ser acompanhado como karaokê, em alto contraste e em uma velocidade pensada para facilitar a compreensão de pessoas neurodiversas — e também as neurotípicas.


Assista a versão com audiodescrição:


“Sem Reclamar” se coloca como clipe-protesto e quebra com o ciclo da falta de acesso, disponibilizando recursos para que todo mundo possa curtir. Durante as gravações, foram realizadas entrevistas com o elenco e equipe de acessibilidade, abordando suas experiências e perspectivas sobre inclusão, representatividade e acesso. Em breve mais informações sobre o documentário.


Além de casting 100% de pessoas com deficiência, toda equipe do projeto é composta por mulheres.


Sobre Amanda

Amanda Lyra é cantora, compositora, palestrante, produtora e criadora de conteúdo sobre a causa PCD. Busca difundir suas ideias de inclusão, aceitação e positividade. É co-fundadora e organizadora do Projeto Solyra, que leva música para mais de 1.500 alunos com deficiências em Curitiba e Região Metropolitana. Participou da elaboração dos termos do Decreto nº1049 de 2020 - que Institui o Plano Decenal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Curitiba. Está à frente do setor de Acessibilidade da i-Cherry (grupo WPP), agência de publicidade e performance digital.

Amanda nas Redes e Streamings



Informações: Luana Angreves | Cliteriosa Assess. Comunicação

23 visualizações
bottom of page