Buscar

Antonio Fagundes é um dos destaques de nova série sobre teatro

'Companhias do Teatro Brasileiro', dirigida por Roberto Bomtempo, tem estreia prevista para o fim do ano.|

Divulgação / TV Globo

A evolução da arte teatral no Brasil é documentada pela série “Companhias do Teatro Brasileiro”, que terá estreia exclusiva no canal Curta!, ainda este ano. A história será contada através da experiência das companhias e grupos que marcaram época, desde a primeira organização – a do ator João Caetano, fundada em 1833 -, até o revolucionário Grupo Macunaíma que, em 1978, projetou nosso teatro no cenário internacional.


Outros conjuntos históricos como o Teatro Brasileiro de Comédia, o Teatro Experimental do Negro, a Cia. Dulcina-Odilon, o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, o Teatro de Arena e o Teatro Oficina também estão retratados na série. São 15 episódios, cada um dedicado a uma companhia.


Tema de um dos episódios, a Cia. Estável de Repertório, que funcionou entre 1981 e 1991, foi uma idealização do ator Antonio Fagundes. Em depoimento ao programa, ele relembra que seu sucesso à frente daquele grupo teatral se deveu, em parte, a uma bronca que levou de um espectador de dedo em riste. O sujeito havia enfrentado dificuldades para achar o teatro (que não tinha letreiro), comprar ingresso e até mesmo entender o fim da peça.


Fagundes conta que respondeu ao homem: "eu lhe dou razão em 200% do que o senhor falou. Eu só peço um favor ao senhor: que preste atenção no que eu vou fazer daqui pra frente. Eu vou atender a cada item que o senhor falou". Foi então que começou a fazer debates com a plateia, a tornar suas peças mais "comunicáveis" e a ficar na bilheteria para entender o perfil do público, além de ter alugado um teatro mais confortável, com ar condicionado e estacionamento próximo. Assim, a sua companhia deslanchou.


“Companhias do Teatro Brasileiro” é dirigida por Roberto Bomtempo e tem previsão de estreia no último trimestre de 2020, no canal Curta! A série é uma produção da Camisa Listrada, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).


CONFIRA A PROMO DA SÉRIE:


Sobre o Curta!

O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.


O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

7 visualizações