Aplicativo interativo ajuda a mapear melhores trilhas ecológicas no Brasil
top of page
Buscar

Aplicativo interativo ajuda a mapear melhores trilhas ecológicas no Brasil

Plataforma digital colaborativa impulsiona turismo sustentável.

Trilha Aquática no Salto Morato

Os negócios de impacto positivo, que garantem a preservação da natureza ao mesmo tempo que permitem o desenvolvimento socioeconômico, são essenciais para o desenvolvimento do turismo em áreas naturais. Esta é a proposta do eTrilhas, um aplicativo colaborativo que já oferece informações detalhadas em tempo real sobre cerca de 50 trilhas ecológicas de diversas regiões do Brasil, organizadas por nível de dificuldade, características do terreno, distância total e avaliação de usuários.

“No início, queríamos compartilhar o prazer de fazer trilhas com mais pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Depois, além da divulgação, percebemos que poderíamos criar uma ferramenta colaborativa para prestar serviços para os gestores das trilhas, contribuindo para a manutenção, preservação e a divulgação de serviços do entorno”, explica a sócia-fundadora do eTrilhas, Paula Rascão.

A plataforma conecta turistas, unidades de conservação, guias turísticos e outros prestadores de serviço com o objetivo de impulsionar a visitação em áreas naturais. A segurança é um dos pontos fortes da ferramenta digital, pois os guias são profissionais cadastrados e selecionados. “Cada trilha mostra em destaque os guias mais bem avaliados pelos próprios usuários da plataforma”, explica Paula.


Salto Morato - Fotos: José Paiva

Outro aspecto importante é o engajamento dos visitantes para a preservação da natureza. “Trilhas ecológicas são organismos vivos. Interrupções por quedas de árvores, falhas na sinalização, incêndios e outras intercorrências podem acontecer. Com a ajuda dos usuários, muitos problemas podem ser evitados e, se ocorrerem, solucionados mais rapidamente”, explica Paula.


O serviço, que pode ser acessado por aplicativo ou site (www.etrilhas.com.br), também traz dicas para os visitantes que ainda não estão acostumados a fazer passeios em áreas naturais, sempre pensando na saúde e segurança dos usuários e na conservação dos ecossistemas.


Impulso ao ecoturismo


O eTrilhas é um dos projetos participantes da teia de soluções, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que oferece mentoria e apoio financeiro a ideias e soluções inovadoras que promovam a conservação da natureza aliada à geração de emprego e renda.

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira.

81 visualizações
bottom of page