Artista paranaense é destaque em mostra na capital paulista
- Toca Cultural
- 8 de set.
- 3 min de leitura
Felipe Scandelari apresenta duas obras na exposição que fica em cartaz até 29 de setembro, em São Paulo.

Cerca de 300 obras de mais de 90 artistas integram a exposição “Entre Mundos”, da FASSP – Feira de Arte Social de São Paulo, que acontece até 29 de setembro no Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Com entrada gratuita, a mostra conecta arte, cultura e impacto social, sendo inspirada no tradicional Summer Exhibition da Royal Academy de Londres.
A produção é da Inn Gallery, dirigida por Flávia Coelho e Carmen Pousada, e marca a 38ª edição do projeto beneficente em prol da ONG Vida Casa de Apoio, que atua há mais de 30 anos no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A seleção reúne pinturas, esculturas, colagens, abstrações, arte têxtil, obras cinéticas e figurativas, entre outras linguagens. Todas as peças estão à venda, com parte da receita revertida para os projetos da ONG. Em destaque, estão duas obras do artista paranaense, Felipe Scandelari, que possui obras em diversos acervos públicos como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro; Escola de Música e Belas Artes do Paraná; Museu de Arte de Cascavel, Paraná; Paço Municipal de Santo André, São Paulo; Pinacoteca Municipal de Piracicaba, São Paulo; Museu Galeria Graça Landeira, Belém do Pará, entre outros.
Além da direção curatorial de Flávia Coelho e Carmen Pousada, esta edição traz a participação de três novos curadores: Paula Borghi, Marina Bortoluzzi e Renato De Cara. Cada um apresenta um recorte distinto – da paisagem e natureza morta à espiritualidade, passando por narrativas relacionadas à periferia. O objetivo é abrir espaço para novos nomes da arte contemporânea e ampliar a diversidade de perspectivas.
A feira também contará com a Premiação de Obras de Arte dos Participantes da FASSP, que será entregue no mesmo dia do leilão, no Centro Brasileiro Britânico. O júri é formado por Regina Pinho de Almeida (Casa de Cultura do Parque), Paulo Sérgio Fabrino (colecionador) e Bernardo Faria (Instituto YBYTU). Serão concedidos prêmios Ouro, Prata e Bronze, avaliando excelência técnica, originalidade, relevância social e diálogo com o público.
Sobre o artista paranaense
Felipe Scandelari nasceu em 1981 em Curitiba, Paraná, onde vive e trabalha. Formou-se Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná no ano de 2006. O artista participou de diversas exposições individuais. Entre elas destacam-se: Mythologia na Caixa Cultural Curitiba; Desenhos de Felipe Scandelari no Museu Casa Andrade Muricy; e a exposição individual Felipe Scandelari da Bolsa Produção da Fundação Cultural de Curitiba no Museu da Fotografia do Solar do Barão.

Participou também das exposições coletivas: Belas 75 – Caminhos da Arte Paranaense no Museu Municipal de Arte de Curitiba; Queermuseu: cartografias da diferença na arte Brasileira no Santander Cultural de Porto Alegre, RS; 70 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná no Museu Paranaense; 6ª. Bienal de Curitiba: Além da Crise na Casa Andrade Muricy; O Estado da Arte - 40 Anos da Arte Contemporânea no Paraná no Museu Oscar Niemeyer, Trilhas do Desejo, A Arte Visual Brasileira – Rumos Itaú Cultural no Paço das Artes do Rio de Janeiro e no Instituto Itaú Cultural de São Paulo, SP. Foi contemplado com a Bolsa Produção Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e com o Prêmio Museu de Arte de Cascavel.
Serviço:
Exposição “Entre Mundos” – FASSP
Local: Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, SP
Data: até 29 de setembroHorários: segunda a sexta, das 10h às 19h; fins de semana, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Obras disponíveis também em www.inngallery.com.br






















Comentários