top of page

Assembleia Legislativa aprova projeto que reconhece a Bala de Banana como Patrimônio Cultural Imaterial do PR

Produto típico do litoral paranaense já tem 43 anos de tradição, é fabricado de forma artesanal e já possui Indicação Geográfica (IG).

 bala de banana como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
Deputado comemora conquista. Agora a bala de banana de Antonina é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado (Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (2), por 38 votos favoráveis e nenhum voto contrário, o Projeto de Lei 317/2025, de autoria do deputado estadual Gilberto Ribeiro, que reconhece a bala de banana como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.


O produto típico do litoral paranaense, com mais de 43 anos de tradição, é fabricado de forma artesanal e já possui Indicação Geográfica (IG) desde 2020. Atualmente, as fábricas de Antonina comercializam a bala de banana em diversos estados brasileiros e milhares de turistas levam o doce para fora do país, consolidando a sua importância cultural e econômica.


Estiveram presentes no plenário durante a votação as empresárias Bárbara Krenk, da fábrica Bala Bananina, e Rafaela Takasaki, da Bala de Banana Antonina, que representam as marcas mais tradicionais desse patrimônio regional.


A proposta (PL 317/2025), do deputado Gilberto Ribeiro, valoriza o produto artesanal, considerado símbolo da região litorânea, com 43 anos de tradição. Representantes das indústrias produtoras Bananina e Bala Antonina acompanharam a aprovação unânime em Plenário.


A justificativa reforça que a alimentação é um elemento sociocultural que revela hábitos e costumes dos povos e compõe o patrimônio regional.

“Neste sentido, a bala de banana, por seu reconhecimento enquanto produto típico, também compõe o patrimônio regional e tem sido ainda mais valorizada durante o processo de obtenção da IG”, destaca o texto.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page