Ave Lola abre nova temporada com Shakespeare no Festival de Curitiba
top of page
Buscar

Ave Lola abre nova temporada com Shakespeare no Festival de Curitiba

De 27 de março a 21 de abril, companhia de teatro recebe o público em tenda ao céu aberto com política Pague O Quanto Vale.

Ensaios do novo espetáculo da Ave Lola, Sonhos de Uma Noite de Verão (Foto: Maringas Maciel)

Uma das obras mais celebradas do lendário dramaturgo William Shakespeare, a comédia Sonho de Uma Noite de Verão, virá à cena pela premiada Trupe Ave Lola a partir de 27 de março, dia da grande estreia. A temporada do espetáculo faz parte da 32ª edição do Festival de Curitiba e a programação conta também com os shows de Wes Ventura e Klüber, festa com DJ Dande Tavares, além do lançamento da exposição Desenhos de um ensaio de verão, do artista visual Raro de Oliveira.


O local e formato das apresentações já são atrativos e chamam a atenção por si só – uma tenda de 150 m2, no centro de Curitiba - a já reconhecida Tenda Ave Lola. Os ingressos serão cobrados no sistema “Pague o Quanto Vale”, seguindo a tradicional política adotada pela trupe desde a sua fundação.


Sonhos de Uma Noite de Verão

Por meio de uma encenação teatral popular, a montagem convida o público para testemunhar momentos de paixão, magia e loucura. Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, a peça conta com música criada e executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat. No elenco, Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno e Willa Thomas.


Tenda Ave Lola adota modelo Pague O Quanto Vale (Foto: Maringas Maciel)

Tenda Ave Lola

O conceito da Tenda Ave Lola não é só atraente, mas tem uma boa história por trás. Durante a pandemia, surgiu a necessidade do grupo de voltar a trabalhar. A inusitada ideia de construir um teatro ao ar livre embaixo de uma tenda saiu do papel e permitiu o reencontro dos artistas com o seu público de forma presencial em Curitiba, respeitando todos os protocolos sanitários da época. Desta iniciativa, surgiram duas temporadas de espetáculos de sucesso, parcerias internacionais, apresentações musicais e muitas outras expressões artísticas. O resultado foi tão expressivo que o conceito foi selecionado no ano passado para compor a Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo - tendo este vídeo exibido dentro da programação.


Sobre Ave Lola

A Ave Lola é uma companhia de teatro que há mais de uma década vem encantando o público com espetáculos premiados que circulam o Brasil e o exterior. Reconhecida por sua pesquisa no teatro popular brasileiro, a companhia busca constantemente aprimorar sua linguagem teatral.


Ana Rosa Tezza, diretora da Ave Lola (Divulgação)

Além disso, assina produção de livros, filmes, exposições, oficinas e articulação com artistas do mundo todo – sendo berço de projetos artísticos de diversas áreas. A companhia já conquistou 34 prêmios, entre eles 20 premiações do Gralha Azul e indicações para o Shell e Cesgranrio. Desde a fundação, em 2010, a Ave Lola soma um público de mais de 90 mil pessoas em seus espetáculos.

Toda a gestão é feita por mulheres, garantindo espaço e visibilidade para elas no mundo das artes. A começar por Ana Rosa Genari Tezza, fundadora, diretora e dramaturga.


Nascida em Curitiba e criada na Amazônia Brasileira (Rio Branco – AC), tem mais de 30 anos de teatro, tendo seus últimos trabalhos como diretora de produção e como artista amplamente reconhecidos pelo público e pela crítica especializada. Conta com indicações e premiações nacionais e internacionais, além de parcerias firmadas com grupos do Chile, Alemanha, Dinamarca, Holanda e França.


Serviço:

Tenda Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227 - Centro) - Curitiba, PR

Ingressos: Pague O Quanto Vale (distribuídos por ordem de chegada ao teatro)


Espetáculos Sonhos de Uma Noite de Verão e exposição Raro de Oliveira

De 27 de março a 21 de abril de 2024

Horários: 27 a 31 de março às 19h

3 de abril às 14h

4 e 5 de abril às 19h

6 de abril às 10h

7 de abril às 19h

10 a 14 de abril às 19h30

17 a 21 de abril às 19h30


Sessão com audiodescrição e libras: 14 de abril às 19h30

Classificação Indicativa: 12 anosDuração: 2h


Wes Ventura + Lançamento do “Tcharam - programação anual da Ave Lola”

27 de março de 2024 às 22h

Sinopse: Show de Wes Ventura para o lançamento do “TCHARAM - programação anual da Ave Lola”. Wes Ventura é cantor, compositor e instrumentista natural de Barretos/SP, radicado em Curitiba há sete anos. O artista caminha pelas sonoridades afro-brasileiras e retrata seu cotidiano abordando questões étnico-raciais, sociais, liberdade e amor.


Exposição Desenhos de um ensaio de verão, do artista Raro de Oliveira

De 04 a 21 de abril de 2024

Ingressos: A exposição será gratuita e estará aberta para o público nos mesmos horários da temporada do espetáculo Sonho De Uma Noite de VerãoSinopse: Desenhos de um ensaio de verão apresenta obras que foram produzidas nos ensaios da montagem da peça. São sketches que procuram revelar um retrato íntimo e afetivo dos bastidores da criação teatral. Capturando improvisos, erros e acertos da trupe de artistas enquanto realizavam seu complexo e alegre fazer cênico.


Festa Ave Lola - com DJ Dande Tavares

6 de abril de 2024 às 22h

Sinopse: Festa Ave Lola ao som do DJ acreano Dande Tavares, um pesquisador das sonoridades musicais local, nacional e global. Dande também é ativista socioambiental e navega pelos ritmos musicais colhendo os ativos dos ritmos brasileiros, latinos e universais atemporais.


Show com Klüber

7 de abril de 2024 às 15h

Sinopse: Klüber é uma artista curitibana de 26 anos que define seu som como “Pop Prolixo” ao fundir algumas referências da música de concerto com rock alternativo, folk, indie, grunge e pop alternativo.


A temporada Sonho de Uma Noite de Verão é uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio Aldo Solar, Facchini, Arcelor Mittal, Kuhn, MA Máquinas, Metisa, Ritmo Logística e Demóbile.


Informações: Literal Link


33 visualizações
bottom of page