Ave Lola segue nova temporada com Shakespeare até 21 de abril
top of page
Buscar

Ave Lola segue nova temporada com Shakespeare até 21 de abril

Após grande sucesso durante Festival de Curitiba, tenda Ave Lola continua recebendo público para assistir à peça Sonhos de Uma Noite de Verão. Dia 14 tem sessão com audiodescrição e libras.

Sonhos de Uma Noite de Verão | Foto: Caique Cunha

O Festival de Curitiba acabou, mas a companhia Ave Lola segue a temporada com a comédia Sonho de Uma Noite de Verão, do lendário dramaturgo William Shakespeare, até 21 de abril. Com casa cheia nas duas primeiras semanas, a trupe espera agora conseguir receber também as dezenas de pessoas que não conseguiram ingressos durante o Festival.


O local e formato das apresentações tem sido atrativos por si só – uma tenda de 150 m², em um estacionamento no centro de Curitiba - ao lado da sede da companhia. As sopas e quitutes preparados pela cozinha da companhia também ajudaram a aconchegar o público diverso e interessado. Os ingressos seguem sendo cobrados no sistema “Pague o Quanto Vale”, política adotada pela trupe desde a sua fundação.


A peça, que foi escrita há mais de 400 anos, tem se provado mais uma vez atemporal e muito envolvente. Por meio de uma encenação teatral popular, a montagem convida o público para testemunhar momentos de paixão, magia e loucura. A história de seres da natureza, como deuses, fadas e duendes, se entrelaça com a de jovens apaixonados em uma narrativa intensa e muito divertida. Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, a peça conta com música criada e executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat. No elenco estão os atores Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno e Willa Thomas.


Até o final desta temporada a companhia também realiza a exposição Desenhos de um ensaio de verão, do artista Raro de Oliveira, na sede da companhia - ao lado da tenda. São obras, em formato de sketches, que foram produzidas nos ensaios da montagem da peça. Elas revelam um retrato íntimo e afetivo dos bastidores da criação teatral, capturando improvisos, erros e acertos da trupe. Uma boa pedida para ser apreciada antes do início do espetáculo, uma vez que os ingressos são distribuídos uma hora antes do início, ou durante o intervalo entre os dois atos.

 

Tenda Ave Lola

O conceito da Tenda Ave Lola não é só atraente, mas tem uma boa história por trás. Durante a pandemia, surgiu a necessidade do grupo de voltar a trabalhar. A inusitada ideia de construir um teatro ao ar livre embaixo de uma tenda saiu do papel e permitiu o reencontro dos artistas com o seu público de forma presencial em Curitiba, respeitando todos os protocolos sanitários da época. Desta iniciativa, surgiram duas temporadas de espetáculos de sucesso, parcerias internacionais, apresentações musicais e muitas outras expressões artísticas.


O resultado foi tão expressivo que o conceito foi selecionado no ano passado para compor a Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo - tendo este vídeo exibido dentro da programação.

 

Sobre a política Pague O Quanto Vale

A Ave Lola foi uma das pioneiras na adoção da política Pague O Quanto Vale, há cerca de 13 anos. Desde sua fundação, possibilita a entrada no teatro para todas as pessoas, independentemente de seu poder aquisitivo.


“A política instiga uma reflexão sobre o valor da arte, possibilitando que as pessoas expressem suas percepções de forma concreta. E isso contribui diretamente para a manutenção da trupe", conta Ana Rosa Genari Tezza, fundadora e diretora da Ave Lola.

"Antes de cada apresentação explicamos sobre a política de pagamento de ingresso. Buscamos deixar o público à vontade e mostrar que esta escolha preza por um equilíbrio entre o poder e o querer no que diz respeito à remuneração do nosso trabalho", conta.

 

Sobre Ave Lola

A Ave Lola é uma companhia de teatro que há mais de uma década vem encantando o público com espetáculos premiados que circulam o Brasil e o exterior. Reconhecida por sua pesquisa no teatro popular brasileiro, a companhia busca constantemente aprimorar sua linguagem teatral. Além disso, assina produção de livros, filmes, exposições, oficinas e articulação com artistas do mundo todo – sendo berço de projetos artísticos de diversas áreas. A companhia já conquistou 34 prêmios, entre eles 20 premiações do Gralha Azul e indicações para o Shell e Cesgranrio. Desde a fundação, em 2010, a Ave Lola soma um público de mais de 90 mil pessoas em seus espetáculos.


Toda a gestão é feita por mulheres, garantindo espaço e visibilidade para elas no mundo das artes. A começar por Ana Rosa Genari Tezza, fundadora, diretora e dramaturga. Nascida em Curitiba e criada na Amazônia Brasileira (Rio Branco – AC), tem mais de 30 anos de teatro, tendo seus últimos trabalhos como diretora de produção e como artista amplamente reconhecidos pelo público e pela crítica especializada. Conta com indicações e premiações nacionais e internacionais, além de parcerias firmadas com grupos do Chile, Alemanha, Dinamarca, Holanda e França.


Serviço:

Tenda Ave Lola (Rua Marechal Deodoro, 1227 - Centro)

Ingressos: Pague O Quanto Vale

Distribuídos por ordem de chegada ao teatro.

Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência


Espetáculos

Sonhos de Uma Noite de Verão e exposição Raro de Oliveira

Até 21 de abril de 2024

Horários: 10 a 14 de abril e de 17 a 21 de abril, às 19h30

Sessão com audiodescrição e libras: 14 de abril às 19h30

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 2h45 dividida em dois atos

A temporada Sonho de Uma Noite de Verão é uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio Aldo Solar, Facchini, Arcelor Mittal, Kuhn, MA Máquinas, Metisa, Ritmo Logística e Demóbile.



Informações: Viviane Granato


14 visualizações
bottom of page