Aves brasileiras viram protagonistas de lendas inventivas assinadas por biólogo especializado
top of page
Buscar

Aves brasileiras viram protagonistas de lendas inventivas assinadas por biólogo especializado

Indicado para todas as idades, o recém-lançado livro "Lendas e Relendas das Aves do Brasil", escrito por Fernando Costa Straube, ganhou ilustrações de Ronald Rosa.|

“Houve um tempo em que o fogo quase desapareceu do mundo. Ninguém mais podia cozinhar e tampouco se aquecer nas noites frias ou iluminar as noites sem luar. Labaredas, chamas e braseiros já não existiam. Aquilo era o momento de grande preocupação entre homens e animais. (...) Não tardou que o Udu se apresentasse: - Eu trarei o fogo de volta!”

Udu, uma grande e quase desconhecida ave tropical, de cauda muita longa e imponente, é um dos protagonistas de uma coletânea de dez contos populares sobre as aves brasileiras, especialmente selecionados pelo escritor e biólogo Fernando Costa Straube.


Autor de 22 livros (e mais de 50 capítulos de livros), em geral técnicos, destacando-se o "Guia do observador de aves: Reserva Natural Salto Morato" e os oito volumes da coleção "Ruínas e urubus" que compila a contribuição dos antigos naturalistas ao conhecimento das aves do Paraná, Straube começou a escrever as lendas das aves que sempre foram objeto de seus estudos há cinco anos.


Em pouco tempo já tinha todas as histórias finalizadas, que foram compiladas pela Anolis Books Editora, e ganharam incríveis ilustrações de Ronald Rosa. São 67 páginas que transportam o leitor a uma verdadeira viagem pela fauna e flora brasileira, de maneira criativa e personalizada.


“Essas histórias encantadoras que aguçam nossa relação com a natureza estabeleceram, ao longo do tempo, diversos exemplos de conexão com o mundo natural traduzidos em valores e que foram aplicados à nossa ética familiar ou social”, conta Straube.

Fernando Costa Straube

E ele revela: “Há muitos anos tenho estudado a biodiversidade e observado o comportamento das espécies. Durante o tempo de minhas pesquisas reunindo informações sobre nossas aves – minha grande paixão – sempre considerei a relevância de lendas, histórias e mitos contados em livros antigos ou narrados por quem guardava algum conto na memória”.


Amigo de Straube há mais de 30 anos, o ilustrador Ronald Rosa também realizava essa pesquisa ao seu modo, esboçando ilustrações únicas quando morou no Pantanal e, até hoje, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Essa é a primeira vez que os dois fazem parceria em um livro.


A coletânea é o primeiro volume de uma série que ambos pretendem lançar, abordando outras aves e histórias brasileiras.


Outros três volumes já estão sendo preparados. Depois deles, a dupla também deve lançar, no mesmo formato, livros sobre bichos, insetos e plantas, também envolvendo lendas e histórias atrativas.


Neste primeiro volume, há um glossário no final, com informações biológicas das personagens que aparecem no enredo, como as próprias aves, animais e plantas, além de fenômenos da natureza, transformando a obra em uma verdadeira enciclopédia ilustrada. Uma obra indispensável.


 

Serviço

"Lendas e Relendas das Aves do Brasil", de Fernando C. Straube. Ilustrações: Ronald G. Rosa Editora: Anolis Books Editora Ano: 2020

Valor: R$ 88,20

Compre pelo site: anolisbooks.com.br

Mais informações com o autor - Fernando Costa Straube: (41) 99553 1351

369 visualizações
bottom of page