Buscar

Balneário Camboriú terá uma das mais altas esculturas em madeira do mundo

Com 10,80 metros de altura, panda gigante será uma das atrações do PZ Ecomall. A inauguração será em janeiro de 2021.


Nos últimos dois meses, o artista catarinense Cainã Gartner, 30, dorme poucas horas. Dedica-se em tempo integral à produção artesanal de uma escultura que é um sonho e também um resgate da sua história familiar. Quarta geração na arte da carpintaria, o artista, natural de Gaspar, no interior de Santa Catarina, trabalha na construção um panda gigante, de 10,80 metros de altura, todo feito em madeira, que será as boas-vindas do PZ Ecomall, um espaço gastronômico sustentável, que inaugura em janeiro de 2021, em Balneário Camboriú.


O projeto, que também dá início a marca PNDA, está sendo construído usando apenas serras e parafusadeiras. Ao final, a escultura terá consumido 15 mil pedaços de compensado naval, cortados em pequenos retângulos, de forma abaulada, que são colados um a um para formar os membros, o tronco e a cabeça, e por fim, unidos por uma estrutura interna em ferro. Serão ainda consumidos em torno 50 mil parafusos, 30kg de cola e 45 litros de verniz à prova d’água.


A ideia de construir o boneco veio de uma tradição. Há mais de 30 anos, o avô produzia enfeites em madeira para a árvore de Natal, que eram vendidos em vários estados. O urso panda ganhava o destaque, no topo da árvore.


“Eram peças feitas em série, baratas, por isso logo pararam de ser produzidas para dar lugar a outros projetos mais rentáveis”, lembra o artista.

A reinvenção agora veio quase de forma mágica.


“Há alguns anos, mexendo nas coisas de família, achei uma caixa com os objetos que tinha, inclusive, sobrevivido a uma grande enchente na região de Gaspar”, conta. Entre os pequenos enfeites, estava o pequeno ursinho, que agora ganha proporção de gigante. “Por isso, o PNDA vem para resgatar esse espírito de consciência e de sensibilidade”, define.

O projeto ainda evolui para a marca PNDA, com loja própria no PZ Ecomall, que fará reproduções do boneco no estilo toy art, em madeira certificada, e estampa uma série de produtos, como roupas, acessórios e souvenirs.


O PZ Ecomall é um espaço gastronômico sustentável e contará com 10 operações gastronômicas, dentre elas as já confirmadas: Barolo Trattoria, de Curitiba, Matteo Gelato Criativo, de Cuiabá, Café Cultura, de Florianópolis, a nova Puppilo Pizza, de Itajaí e a Yellow Beer Box, de Passo Fundo, Guache Cozinha Oriental, de Itapema, Luau Poke e Siberiano Club. Fica na Rua 3500, esquina com Avenida Brasil, com funcionamento das 11h às 1h.

9 visualizações