Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo neste fim de semana
top of page
Buscar

Balé Teatro Guaíra estreia novo espetáculo neste fim de semana

Depois de dois anos, esta será a primeira vez que Balé e Orquestra Sinfônica se apresentam juntos.

Balé Teatro Guaíra | Terra Brasilis

O Balé Teatro Guaíra apresenta neste fim de semana o espetáculo Terra Brasilis, com participação especial da Orquestra Sinfônica do Paraná. A nova coreografia do BTG faz um diálogo com a construção da identidade brasileira a partir da dança contemporânea e da música barroca. A ideia para o trabalho surgiu a partir de duas datas importantes para a história nacional: o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.


A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.


Essa é a primeira vez que a Orquestra e o Balé se apresentam juntos no palco do Guairão depois de mais de dois anos. Para apresentar um trabalho perfeito ao público, os bailarinos ensaiaram por mais de 500 horas nos últimos três meses. O resultado é que o público verá no palco movimentos delicados e precisos, tudo ao som de 33 músicos da OSP, que tocam músicas consagradas de autores como Vivaldi e Boccherinni.


Terra Brasilis é composto por duas coreografias, Piá e Outras Estações. Jorge Garcia e Alex Soares, dois nomes de destaque da nova geração de coreógrafos contemporâneos no país, foram convidados para criar as obras. Piá, trabalho de Soares, debate no palco a mestiçagem brasileira, elemento caro na formação de nossa identidade. Já Outras Estações, de Garcia, traz reflexões sobre as migrações contemporâneas por parte de determinadas comunidades, grupos, tribos, povos ou outras formas de coletividade.


Para Luiz Fernando Bongiovanni, Terra Brasilis busca um encontro entre a arte brasileira e a europeia.

“É um encontro entre tradição e novas propostas que reinventa o passado e desenha o tempo presente. Esperamos que esses trabalhos possam encontrar terreno fértil de sensações em cada um de nós”, afirma.

O diretor do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, diz que receber o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná juntos no Guairão é o símbolo de um recomeço. “Essa é a primeira vez que músicos e bailarinos se encontram no palco após um hiato de dois anos. E, quando as cortinas se abrirem, haverá um reencontro também com o público. Será um dia de reconexão com a Cultura e com o que dá sentido à nossa existência”, finaliza.

Serviço

Balé Teatro Guaíra

Terra Brasilis: Piá e Outras Estações

Dias 22, 23 e 24 de abril

Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 18h

Classificação indicativa: 14 anos

13 visualizações
bottom of page