Balé Teatro Guaíra se apresenta na abertura do 39º Festival de Dança de Joinville
top of page
Buscar

Balé Teatro Guaíra se apresenta na abertura do 39º Festival de Dança de Joinville

A coreografia escolhida foi o clássico do ballet "O Lago dos Cisnes".

Balé do Teatro Guaíra | Foto: Maringas Maciel

Mais de 40 profissionais entre artistas, staff e técnicos do Balé Teatro Guaíra estão trabalhando na preparação para a Noite de Abertura do 39º Festival de Dança de Joinville. A terceira companhia de dança mais antiga do Brasil dará a largada no dia 19 de julho, às 20h, nas apresentações no palco do Centreventos Cau Hansen. A coreografia escolhida foi o clássico do ballet “O Lago dos Cisnes”. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, motivo de muito orgulho, pois o evento tem uma dimensão e importância que é extraordinária. É uma oportunidade incrível de troca entre artistas da dança do país todo, e de outros países. E não é apenas o tamanho, mas qualidade do evento, da organização, que torna o festival tão importante. Estamos muito felizes com a possibilidade de mostrar o ‘Lago’ na abertura”, avalia Luiz Fernando Bongiovanni, Diretor do Balé Teatro Guaíra (BTG). Conforme Luis Fernando, o trabalho fecha uma trilogia de amor trágico que o diretor desejava fazer há alguns anos no BTG, juntamente com “Romeu e Julieta” e “Carmen”. “É um trabalho impactante visualmente, envolvente e comovente. O trabalho se baseia na história clássica, conhecida de todos que trabalham com dança, mas com uma roupagem contemporânea, atual”, pondera.

“Nossa perspectiva é mais sobre o processo de construção de independência e autonomia do que o da busca da perfeição. Recontamos a história a partir de um sujeito, o príncipe, que busca se desvencilhar de uma mãe controladora. É o momento em que um jovem começa a fazer suas próprias escolhas, mesmo que sejam diferentes dos caminhos idealizados por seus pais. E o fio condutor desse processo todo é o amor”, acrescenta.

Balé Teatro Guaíra

O Balé Teatro Guaíra foi fundado em 1969, em Curitiba (PR). O primeiro grupo de dez bailarinos, contratados por meio de concurso público, foi coordenado por Yara de Cunto e, posteriormente, pelo paranaense Ceme Jambai. A primeira apresentação foi a coreografia "Impacto", criada por Yara, em 1969. Em 1970, assume Yurek Shavelewski. Na década seguinte, a companhia foi a responsável, pela primeira vez, pela atração da Noite de Abertura do Festival de Dança de Joinville. A segunda edição do evento, realizada em julho de 1984, teve seu início com a apresentação "O Grande Circo Mistico".

Serviço

39⁰ Festival de Dança de Joinville.

De 19 a 30 de julho de 2022.

Local: Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, América, Joinville, SC). Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville - Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo - Governo Federal. Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria de Cultura e Turismo.

Patrocínio: Instituto Cultural Vale. Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br/


Informações: Michelle Castro

31 visualizações
bottom of page