top of page

Brasil faz história no Globo de Ouro com O Agente Secreto

Filme de Kleber Mendonça Filho leva dois prêmios e marca o retorno do cinema brasileiro ao palco da premiação após 27 anos

Wagner Moura é o protagonista de "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho | Foto: Divulgação
Wagner Moura é o protagonista de "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho | Foto: Divulgação

O Brasil voltou a brilhar no cinema internacional. O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou dois troféus no Globo de Ouro 2026, realizado na madrugada desta segunda-feira (12), em Los Angeles. O longa venceu nas categorias Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura.


O feito marca o primeiro prêmio do país na cerimônia desde Central do Brasil, em 1999. O filme também concorria como Melhor Filme de Drama, mas o troféu ficou com Hamnet.


Em seu discurso, Kleber Mendonça Filho agradeceu à equipe e dedicou o reconhecimento aos novos cineastas. “Dedico este prêmio aos jovens diretores da América. É um grande momento para fazer filmes no Brasil”, afirmou.


Wagner Moura, ao receber o prêmio de Melhor Ator, falou sobre valores e resistência, agradeceu ao diretor e terminou a fala em português. “Viva o Brasil, viva a cultura brasileira!”, disse, emocionando o público.


O Brasil no Globo de Ouro

A participação do Brasil no Globo de Ouro é marcada por poucas, porém significativas conquistas, que vão de coproduções a vitórias plenamente reconhecidas como brasileiras. A trajetória começou em 1960 com Orfeu Negro, produção franco-ítalo-brasileira vencedora de Melhor Filme Estrangeiro, cujo prêmio ficou oficialmente creditado à França.


Depois, o país consolidou presença com indicações de obras como Pixote: A Lei do Mais Fraco e com nomes como Sônia Braga e Fernanda Montenegro, esta última indicada por Central do Brasil, filme que venceu a categoria de Melhor Filme Internacional em 1999.


Nas edições mais recentes, o Brasil voltou ao centro da premiação: em 2025, a atriz Fernanda Torres venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama, tornando-se a primeira brasileira a conquistar essa categoria na história da premiação, com “Ainda Estou Aqui”. E agora, em 2026, O Agente Secreto conquistou dois troféus, elevando o total brasileiro a quatro estatuetas na história do Globo de Ouro.



bottom of page