top of page

Caio Borges celebra 45 anos de carreira com individual na Artestil, em Curitiba

  • Foto do escritor: Toca Cultural
    Toca Cultural
  • 15 de abr.
  • 3 min de leitura

Exposição terá abertura dia 26 de abril e segue em cartaz até junho. Programe-se!

Caio Borges – 45 anos de arte 2 divulgacao Artestil.jpeg
Caio Borges – 45 anos de arte | Foto: Divulgação / Artestil

De 26 de abril a 11 de junho, a Artestil Galeria de Arte, em Curitiba, abre suas portas para a exposição individual do artista catarinense Caio Borges, “Jardins”, que marca  seus 45 anos de trajetória nas artes visuais. A abertura acontece no sábado, dia 26, às 11 horas, reunindo admiradores da arte e da poesia, já que a mostra trará não apenas obras inéditas em técnica acrílica sobre tela, mas também poemas autorais que dialogam com a produção do artista.


Nascido em 1958, em Içara (SC), Caio é um artista autodidata que iniciou sua relação com a arte ainda na infância, desenhando e pintando com uma curiosidade quase lúdica, que permanece presente até hoje em sua produção. Essa aura de prazer e liberdade criativa atravessa as décadas e se reflete nas obras que compõem a mostra em Curitiba: jardins coloridos, fragmentos da Mata Atlântica, atmosferas figurativas e abstratas – sempre carregadas de sensibilidade, memória e contemplação.


Aos 22 anos, Caio mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou de exposições e foi reconhecido com o prêmio Artista de Barro pela Tapeçarte. Desde então, construiu uma carreira sólida e internacional, com passagens e mostras em Portugal, Grécia, Itália, França, Estados Unidos e Rússia, além de diversas cidades brasileiras.

Obra que integra a mostra "Jardins", de Caio Borges | Foto: Divulgação Artestil
Caio Borges possui ateliê em Florianópolis, em local cercado pela Mata Atlântica | Foto: Divulgação Artestil

Em 2018, estabeleceu-se nos Estados Unidos, inicialmente em Seattle, e depois em Miami, onde abriu uma galeria e ateliê. Ali, desenvolveu fases importantes de sua obra. Atualmente, mantém seu ateliê em Florianópolis, cercado pela Mata Atlântica, o que reforça ainda mais a conexão com a natureza que marca sua obra.


A exposição na Artestil apresenta 27 obras em tinta acrílica sobre tela e traz uma fase madura e introspectiva de Caio Borges, com a temática flores e uma atmosfera onírica.

“No que pinto hoje é para onde vai meu pensamento. Cada pincelada é também um gesto de agradecimento à beleza da vida recomeçada”, explica o artista em um dos textos que acompanham a mostra.
Obra que integra a mostra "Jardins", de Caio Borges | Foto: Divulgação Artestil
Obra que integra a mostra "Jardins", de Caio Borges | Foto: Divulgação Artestil

O público poderá mergulhar nesse universo sensorial onde cor, poesia e memória se entrelaçam. A curadoria da exposição também destaca os poemas de Caio, que ampliam o entendimento de sua obra ao revelar sua relação profunda com o tempo, a natureza, a cultura brasileira e os ciclos da vida.


Em 2020, o artista doou mais de 180 obras de seu acervo pessoal ao município de Içara, sua cidade natal. A doação resultou na criação de um espaço cultural dedicado a ele, aberto permanentemente ao público, e que hoje integra o circuito artístico e educativo da cidade.


Ao completar 45 anos de ofício, Caio Borges oferece ao público curitibano um reencontro com a arte como forma de celebração da vida e da natureza. “Na pintura, se realizar é como terapia para descansar, sem a necessidade de análise, apenas deixando fluir o que vem de dentro”, reflete. 


SERVIÇO:

Exposição “Caio Borges – 45 anos de arte”

Abertura: Sábado, 26 de abril

Período: De 26 de abril a 11 de junho de 2025 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30, aos sábados das 9h30 às 13h30

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663 - Batel

Curitiba, Paraná.

Mais informações pelo insta: @artestilgaleriadearte


Informações: Emelin Leszczynski


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page