top of page

CAIXA Cultural Curitiba destaca literatura, arte queer e cultura pop em junho

Programação celebra o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com homenagens ao autor curitibano Dalton Trevisan, oficinas, bate-papos e muito mais

Klüber | Foto: Letícia Futata
Klüber | Foto: Letícia Futata

A CAIXA Cultural Curitiba convida o público a refletir, criar e se emocionar com uma programação plural ao longo de junho. O mês será marcado por eventos que dialogam com o orgulho LGBTQIAPN+ e por uma série de homenagens ao centenário do nascimento do escritor Dalton Trevisan (1925–2024), um dos maiores nomes da literatura brasileira. 


A partir do dia 11, a série de encontros Centenário Dalton Trevisan em conto inaugura as ações comemorativas. A atividade une contação de histórias e performance cênica para entrelaçar a vida e a obra do autor, reconhecido por sua escrita enxuta e sensível. No dia seguinte (12), o jornalista e escritor Christian Schwartz compartilha os bastidores da biografia que escreveu sobre o contista, desconstruindo mitos e revelando camadas da figura pública e privada de Trevisan. 


No dia 13, a montagem Cinemateca Dalton projeta uma seleção de filmes relacionados à obra e aos gostos cinematográficos do escritor, seguida de debate com especialistas. Já nos dias 14 e 15, a Oficina de cadernos artesanais resgata o espírito experimental dos célebres “caderninhos” produzidos por Dalton, incentivando o público a criar suas próprias edições. Ainda no dia 14, a mesa-redonda Dentro e fora da cena amplia o debate sobre os vínculos entre a literatura do autor e linguagens como o teatro e o cinema. Fechando esse ciclo, o documentário produzido pelo Instituto Moreira Salles será exibido no dia 15, seguido de conversa sobre o legado literário de Trevisan. 


A diversidade também ganha voz e espaço ao longo do mês. No dia 18, o público acompanha o bate-papo com Julia Klüber e Leticia Futata, artistas curitibanas que compartilham suas trajetórias no audiovisual e na música, intercalando falas e performances ao vivo. Klüber também se apresenta no teatro da CAIXA de 6 a 8 de junho, em apresentações marcadas por sensibilidade e inovação. 


No dia 22, a oficina Cores e texturas: explorando a colagem com tecidos convida o público a experimentar a técnica da assemblagem têxtil, unindo materiais e expressões. Já no dia 24, a atividade Fabular o cinema, reinventar o mundo reflete sobre o cinema queer como ferramenta de invenção estética e política. Em 25 de junho, o encontro Pop Art: Andy Warhol tão moderno quanto contemporâneo estabelece pontes entre a arte pop e a exposição Parque de Diversões, de Nelson Leirner, em cartaz até o final do mês. 


Encerrando a programação, no dia 26, a conversa com Izhy Silveira e Malu Martins traz ao centro da cena a dança contemporânea, o vogue e a cultura ballroom, com foco em trajetórias marcadas pela resistência, criatividade e diversidade. 


O mês ainda reserva outras atrações imperdíveis. No dia 3, o projeto Samba de Bamba apresenta o talento da cantora mineira Giselle Couto. De 17 a 29, a Mostra Madonna Ícone Pop reúne filmes estrelados pela diva pop e outras ações que revelam sua influência na cultura contemporânea. A partir do dia 30, o público poderá visitar a nova exposição Sonho do Sonho do Sonho, de André Mendes, que ocupa as galerias da CAIXA Cultural Curitiba.


Programação Presencial:

Centenário Dalton Trevisan em conto

11 de junho | 18h30 às 20h | Público: acima de 16 anos


Bate-papo com Christian Schwartz

12 de junho | 19h às 21h | Público: acima de 16 anos


Exibição e bate-papo: Cinemateca Dalton

13 de junho | 19h30 às 21h30 | Público: acima de 16 anos

 

Oficina de cadernos artesanais

14 e 15 de junho | 15h às 17h30 | Público: acima de 16 anos

 

Leitura e mesa-redonda “Dentro e fora da cena”

14 de junho | 18h às 20h | Público: acima de 16 anos

 

Exibição de documentário e bate-papo

15 de junho | 18h às 20h | Público: acima de 16 anos

 

Bate-papo com Julia Klüber e Leticia Futata

18 de junho | 18h30 às 21h30 | Público: acima de 16 anos

 

Oficina “Cores e texturas: explorando a colagem com tecidos”

22 de junho | 14h às 17h | Público: acima de 14 anos

 

Bate-papo “Fabular o cinema, reinventar o mundo”

24 de junho | 18h30 às 20h30 | Público: acima de 18 anos

 

Oficina Pop Art: Andy Warhol tão moderno quanto contemporâneo

25 de junho | 18h às 20h | Público: acima de 14 anos

 

Bate-papo com Izhy Silveira e Malu Martins (Público Dança)

26 de junho | 19h às 21h30 | Público: acima de 16 anos

 

Exposições:

Matéria ao Redor, de Ciça Tucunduva – até 08/06


Parque de Diversões, de Nelson Leirner – até 29/06


Sonho do Sonho do Sonho, de André Mendes – a partir de 25/06

 

Espetáculos:

Samba de Bamba com Giselle Couto – 03/06

Klüber – 06 a 08/06

Mostra Madonna Ícone Pop – 17 a 29/06

 

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Informações: (41) 4501-8722

Site: Curitiba | CAIXA CulturalInstagram: @caixaculturalcuritiba

 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page