Caixa Cultural Curitiba realiza mesa redonda gratuita para debater a gravura de Poty 
top of page
Buscar

Caixa Cultural Curitiba realiza mesa redonda gratuita para debater a gravura de Poty 

O encontro reúne os curadores das três exposições que acontecem simultaneamente na capital em homenagem ao artista curitibano.

Poty Expandido | Foto: Lidia Ueta

Nesta quarta-feira (24), às 19h, a CAIXA Cultural Curitiba realiza a mesa redonda "A Gravura de Poty", com participação dos curadores das três exposições que acontecem simultaneamente na capital. O encontro conta com mediação de Juliane Fuganti, curadora da exposição na CAIXA, participação de Maria José Justino (MON) e Fernando Antonio Fontoura Bini (MUMA), Juliana Vosnika (Diretora do MON), além do artista visual Carlos Henrique Tullio, diretor do documentário inédito sobre o artista "Poty Incisão Direta" que integra a mostra na CAIXA. 


Trazendo como tema A Gravura de Poty, a mesa celebra o centenário do artista, que transitou pelo campo das artes gráficas durante toda a sua trajetória. No dia 7 de maio, às 19h, a programação conta com a palestra "Da letra ao traço: Poty ilustrador", com Fabrício Vaz Nunes. Todas as atividades oferecem tradução em Libras e entrada gratuita.


O encontro integra a programação da mostra Poty Expandido, em homenagem aos 100 anos do nascimento do artista curitibano, que acontece na Caixa Cultural Curitiba até 30 de junho, com entrada gratuita. 


Poty Expandido


Com curadoria de Juliane Fuganti, a exposição convida o público a mergulhar em diferentes meios e mídias tecnológicas combinadas às gravuras de Poty. Os visitantes poderão contemplar as obras do artista expandidas em holografia, vídeo, mapping interativo, experiência imersiva em óculos 3D e realidade aumentada.


A essência da mostra é ampliar o diálogo entre o público e a arte, promovendo uma imersão interativa amparada na tecnologia para que as sutilezas das peças, gravuras e murais se expandam no olhar e percepção dos visitantes.


Adicionalmente, integram a exposição o foto-documentário Vagão do Armistício, de Paulo Koehler, a obra holográfica criada por Vivaldo Vieira Neto especialmente para a exposição, e o registro inédito em VHS, produzido por Carlos Henrique Túllio, no início da década de 1990, em um raro registro de Poty gravando uma placa de metal em ponta seca.


A exposição é uma realização da Rumo de Cultura, com apoio institucional do Museu Oscar Niemeyer – MON, Fundação Cultural de Curitiba e patrocínio CAIXA e Governo Federal.

 

20 anos da CAIXA Cultural Curitiba


Em 2024, a CAIXA Cultural Curitiba comemora 20 anos atuando na promoção de ações para difusão e ampliação de acesso à arte, enaltecendo também a pluralidade cultural do nosso país. A exposição Poty Expandido foi concebida especialmente para esse momento de celebração, reiterando o papel institucional do banco em apoio à cultura e artistas regionais, além de reforçar a presença e os laços da CAIXA Cultural junto à população curitibana.


Serviço:

MESA REDONDA - A GRAVURA DE POTY (LIBRAS)

24 de abril, às 19 horas

Entrada gratuita 

CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Curitiba, PR.


Informações: Paula Melech

 

8 visualizações
bottom of page