top of page

Capoeira é Lei: Paraná Celebra Festival Internacional como Patrimônio Cultural

Deputado Gilberto Ribeiro comemora a oficialização do evento que exalta mestres, atletas e a força da capoeira no estado

capoeira
Quando o Berimbau Ecoa: Capoeira Une o Paraná e o Mundo (Foto MidiaWix)

Nesta primeira quinzena do mês de agosto, o deputado estadual Gilberto Ribeiro celebra a Lei Estadual nº 17.804/2013, de sua autoria, que institui o Festival Internacional de Capoeira como evento cultural oficial do Estado do Paraná, realizado anualmente no primeiro final de semana de agosto.


A capoeira no Paraná tem força, história e representatividade. Grandes nomes como Mestres Sergipe, Silveira, Burguês (@mestreburgues) e Mestre Cabeção (@mestre_cabecao) fazem parte desse legado, alguns grandes nomes que mantêm viva a cultura que mistura dança, luta e resistência.


Em 2025, o nosso estado recebeu o Campeonato Mundial de Capoeira, reunindo mais de 500 atletas de 21 países, além do Festival Nacional da Arte Capoeira, com edições em Curitiba, Colombo e Paranaguá. Um grande movimento cultural que conecta gerações e fortalece comunidades.

Deputado comemora a oficialização do evento que exalta mestres, atletas e a força da capoeira no estado

Gilberto Ribeiro, que hoje integra a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, sempre defendeu que manifestações populares como essa tenham visibilidade e respeito. A lei é uma forma de valorizar quem pratica e ensina capoeira em todo o estado.


Parabéns a todos os mestres, professores, alunos e grupos que mantêm essa arte viva!

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page