Centro Cultural Castrolanda abre em horário especial de férias
top of page
Buscar

Centro Cultural Castrolanda abre em horário especial de férias

Local fica a 165km de Curitiba e é ideal para passear com a família e conhecer a história da imigração holandesa no Paraná.

Moinho é um dos grandes atrativos (Foto: Toca Cultural)

Para melhor atender ao público durante o período de férias, o Centro Cultural Castrolanda (CCC) passa a atender em horário estendido de 12 a 31 de julho. O CCC, composto pelo Memorial da Imigração Holandesa (Moinho) e o Museu Histórico de Castrolanda, funcionará de terça a domingo, das 13h às 18h. Já o Estação Café De Molen está aberto diariamente a partir das 11h30 e a Artelanda, loja de souvenirs, quarta e quinta das 14h às 17h e sexta, sábado e domingo das 13h às 18h.


Localizado na Colônia Castrolanda, na cidade de Castro, o Centro Cultural Castrolanda busca contar a história dos imigrantes holandeses que fundaram a Colônia e manter viva a cultura holandesa. Quem visita o local pode conhecer um dos maiores moinhos de vento do mundo. O Memorial da Imigração Holandesa (Moinho De Immigrant) é uma réplica de um moinho da região de Drenthe, de onde vieram a maioria dos imigrantes.


Visão interna do Museu da Castrolanda (Foto: Toca Cultural)

Além do Moinho, o CCC também conta com o Museu Histórico de Castrolanda que é uma réplica de um “Boerderij”, uma casa de campo tipicamente holandesa. Para aqueles visitantes que querem levar uma lembrança do passeio, podem visitar a Artelanda, uma loja de souvenirs com produtos de artesãos locais, além de produtos importados da Holanda. Para almoçar, os visitantes têm à disposição o Estação Café De Molen.

Para o gerente do CCC, Rafael Rabbers, a expectativa é que haja um grande número de turistas durante as férias.

“Aos poucos retomamos o movimento normal. Toda semana estamos recebendo grupos de visitantes e o nosso salão de eventos está sendo locado com frequência. Esperamos receber muitas pessoas durante esse período de férias, pois muitos estão procurando por um passeio tranquilo e seguro para descansar”, diz.

Serviço

Moinho e Museu Histórico de Castrolanda

Aberto de terça a domingo, das 13h às 18h.

Localização: Rua do Moinho, 244 – Colônia Castrolanda – Castro – Paraná

 

Cultura holandesa presente no Festival Folclórico de Etnias


Uma pequena amostra da cultura holandesa também será apresentada aos curitibanos no próximo dia 21 de julho, no palco do Teatro Guaíra, em Curitiba. O Grupo Folclórico do Centro Cultural da Castrolanda traz um pouquinho de suas danças e canções típicas, para o maior evento de resgate de tradições étnicas do Estado.



As coreografias são animadas e exigem bastante fôlego dos participantes. Mas o desafio maior de encarar uma dança holandesa, do começo ao fim, também se dá pelo fato do uso dos tamancos de madeira. Para quem vê de fora parece desconfortável, mas para quem participa do grupo folclórico garante que além de leves, seu uso com meias é bem agradável.


A peça costuma pesar em torno de 350 gramas cada e é uma característica marcante no figurino. Claro, sem contar o uso do Hull (touca) pelas mulheres, e de uma boina pelos homens. Das doze províncias da Holanda, o grupo adota os trajes da região pesqueira de Volendam, localizada ao norte daquele país.


Ao longo de sua história, em 2009, o Boerenkoor (Coral dos Fazendeiros) também passou a integrar o Grupo. Eles cantam músicas animadas em holandês, acompanhados pelo Draaiorgel (Realejo), do Centro Cultural Castrolanda. E no palco do Guairão é sempre uma atração a parte e que exige muito cuidado com o transporte do equipamento antigo.


Os trajes possuem como marca registrada o uso do Overall (macacão), com tamancos e um lenço vermelho, como os utilizados pelos trabalhadores nas fazendas na Holanda.


Para mais informações, acesse www.tocacultural.com.br/folclore


Informações: Thiago Terada e Redação da Toca Cultural


36 visualizações
bottom of page