Vídeo produzido pela companhia de dança curitibana será exibido na programação do projeto "O Que nos Une", promovido pela Aintepar.
Todas as noites, até o dia 30 de agosto, o canal do Youtube da Associação Interétnica do Paraná vai apresentar vídeos produzidos pelos grupo filiados, com o objetivo de contar um pouco da história e do sentimento que une a todos em torno do folclore.
Nesta quinta-feira, 19 de agosto, a partir das 21h, será a vez do Centro de Tradições Brasileiras - o CTB Querência Santa Mônica. Em mais um ano sem a possibilidade de se apresentar no palco do Teatro Guaíra, no Festival Folclórico de Etnias do Paraná, o grupo tem procurado alternativas para se manter unido. E na falta de apresentações presenciais, seus integrantes têm sido bem criativos.
A Toca Cultural conversou com Amanda Mara da Silva Souza, integrante do grupo, que contou um pouquinho sobre esse momento diferente na história do CTB.
"Não está sendo fácil ficar longe das pessoas e da vivência da nossa cultura. Cada vez mais entendemos que a interação move o folclore. São as nossas relações que mantem viva a chama da nossa tradição. Esse tempo está nos ensinando como precisamos da arte e como a arte faz parte de cada um de nós. Estamos tentando manter nossos vínculos por meio das mídias digitais e das relações virtuais, mas esperamos ansiosos para retornar às nossas atividades".
Amanda conta que ainda não foi possível voltar aos ensaios e encontros presenciais, porque o grupo tem aguardado a vacinação dos integrantes pra remarcar esse retorno. Um cuidado necessário para preservar a saúde de todos.
"Nós sentimos muito todas as perdas por conta dessa pandemia. Felizmente não perdemos nenhum integrante direto, mas, infelizmente, alguns familiares foram vítimas fatais da COVID-19".
Pra driblar estes momentos de isolamento social, o grupo tem apostado em eventos virtuais. Ao longo deste último ano, foram realizadas lives musicais, gincanas para arrecadar alimentos para famílias carentes e outros atrativos culturais. Tudo pela internet!
"Esse período nos ensinou o valor nos nossos encontros e da união da família em torno de uma cultura. Somos todos protagonistas de um movimento único e raro na atualidade, um lugar que abriga todas as gerações e se retroalimenta dessa diversidade. A família mantém o folclore vivo, os valores e a arte passados de pai para filho é a essência dessa herança. Também o folclore é um alicerce que une as famílias e fortifica as relações. É um privilégio fazer parte da construção dessa história".
Reflexão que também inspira o vídeo produzido pelo grupo "A História por trás da história", e que será exibido nesta quinta-feira, 19 de agosto, às 21h, no Youtube. Acesse o canal da Aintepar e fique ligado na programação de vídeos que segue até o dia 30 de agosto:
Confira os próximos vídeos:
20 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO UCRANIANO POLTAVA
21 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H
ORIGINAL EINIGKEIT TANZGRUPPE
22 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ÍTALO-BRASILEIRO DE SANTA FELICIDADE
23 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO RAÍZES DE BOLÍVIA
24 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA) - 21H
FOLCLORE UCRANIANO BARVÍNOK
25 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO ANIMA DANTIS
26 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA - NIKKEI CURITIBA
27 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO HOLANDÊS DA CASTROLANDA
28 DE AGOSTO (SÁBADO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS JUNAK DA SOC. UNIÃO JUVENTUS
29 DE AGOSTO (DOMINGO) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO PICCOLA ITÁLIA
30 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA) - 21H
GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO ESPANHOL DO PARANÁ
Comments