Buscar

Chegou a vez do Grupo Folclórico Polonês Junak da Sociedade União Juventus

Vídeo produzido pelos folcloristas será exibido neste sábado, 28, no projeto "O que nos Une", no canal do Youtube da Aintepar.

Junak no Festival Folclórico de Etnias em 2018 - Foto: Toca Cultural

O Festival Folclórico de Etnias, todos os anos, reúne os grupos folclóricos paranaenses filiados a Aintepar - Associação Interétnica do Paraná. Porém, em 2021, com a impossibilidade de realizar o evento diante da pandemia de coronavírus, os folcloristas buscaram realizar uma atividade alternativa, para que este momento não passasse em branco. Foi aí que surgiu o projeto "O que nos Une", onde todas as noites um grupo filiado apresenta seu vídeo, contando um pouquinho de sua história e dos bastidores dos trabalhos de preservação e resgate da cultura dos imigrantes de cada etnia.


E neste sábado, 28 de agosto, é a vez do Grupo Folclórico Polonês Junak da Sociedade União Juventus, às 21h, abrir as cortinas do palco virtual, no canal do Youtube da Aintepar, para falar sobre a preservação da cultura polonesa no Paraná.


Em entrevista à Toca Cultural, Debora Gondro conta que, nesse período de pandemia, sem os ensaios e as apresentações presenciais, foi possível apenas manter algumas atividades de bastidores do grupo.

"Continuamos a trabalhar na manutenção do acervo de traje do grupo, e também iniciamos um projeto de digitalização do nosso acervo fotográfico.Ainda não voltamos às atividades presenciais, pois dançar com distanciamento e sem contato não dá".
Junak em 2019, no último festival presencial, no palco do Guairão | Foto: Toca Cultural

Débora reforça também que o grupo conseguiu seguir com os exercícios de ballet de modo virtual e destaca um projeto realizado com o Consulado da República da Polônia, para produção de um livro comemorativo sobre os 60 anos do grupo, aprovado no início do ano passado, e que será lançado oficialmente neste sábado, durante a exibição do vídeo no canal da Aintepar.


Para a gravação do documentário que será exibido na noite deste sábado, às 21h, foram chamados alguns dançarinos e ex-integrantes do grupo para contar histórias que estão nesse livro.

"Juntos e mantendo todos os protocolos de segurança iremos superar essa pandemia e logo poderemos nos encontrar novamente para demonstrarmos o nosso amor pelo Folclore da melhor maneira: nos palcos", finaliza.

Clique abaixo para ativar o lembrete e assistir ao vídeo:


175 visualizações