Circo da Cidade recebe dois espetáculos gratuitos
top of page
Buscar

Circo da Cidade recebe dois espetáculos gratuitos


FOTOS: MATEUS TROPO


As obras “A Pequena Loja Mística da Madame Sinistro” e “Fim dos Tempos” terão sua estreia na lona do Circo da Cidade - Zé Priguiça, no dia 07 de março (sábado) e ficam em cartaz até o dia 22 - aos sábados e domingos - com apresentações sempre às 15h e às 17h, respectivamente.


Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.


As duas dramaturgias inéditas fazem parte do CIRCO-TEATRO BOQUEIRÃO, novo projeto do coletivo curitibano Palhaçx Gourmet. Por meio de apresentações gratuitas, a iniciativa nasceu com o propósito de movimentar o Circo da Cidade, além de alimentar espaços de convivência e socialização, prática comum de companhias de Circo-Teatro tradicionais.


Essencialmente, os espetáculos são sobre grupos que resistem à imposição de forças maiores, sejam elas grandes empresas ou figuras de autoridades que sequer dão as caras. Em “A Pequena Loja Mística da Madame Sinistro” que acontece às 15h, a personagem Valkiria, mais conhecida como a paranormal Madame Sinistro, juntamente com seu filho Gigi, um jovem que consegue ouvir os objetos falarem, e Adalberto, um aspirante a atirador de facas, trabalham numa loja mística prestes a falir. O sonho de Valkiria sempre foi ter uma loja, mas esse desejo está ameaçado por uma dupla trambiqueira que quer construir um estacionamento na região e para isso precisam expulsar a família do local.


Já em “Fim dos tempos”, apresentada às 17h, a personagem Sandra Pereira sonha em montar sua nova peça chamada “Fim dos Tempos” assim que terminar a última apresentação de uma temporada de 10 anos do espetáculo Chapeuzinho Vermelho. Porém, quando o patrocinador chega com mais 300 crianças para uma sessão extra, toda a equipe artística se atrapalha para fazer essa peça que já não queria mais. Enquanto apresenta, uma confusão fora do circo chama a atenção da companhia.


A cada dia de exibição, serão apresentadas as duas peças, respectivamente às 15h e às 17h, nas quais o elenco exerce diferentes funções, dividindo-se em atuação, contrarregragem e técnica, trabalhando simultaneamente dentro e fora do espaço cênico. Além disso, as peças se cruzam, com objetos cênicos, cenários e referências que atravessam de uma para a outra.


Para diversificar seu repertório artístico e criar as dramaturgias, as palhaças e os palhaços do coletivo partiram da pesquisa e experimentação sobre a linguagem do Circo-Teatro, um formato popular e originalmente brasileiro. Como parte do processo, o elenco fez, inclusive, uma breve residência artística no Circo de Teatro Tubinho, referência no fazer circo-teatral.


Estamos propondo um modelo de ocupação de espaço em que as pessoas são convidadas a ficar lá mais tempo do que muitas costumam em peças de teatro ou espetáculos circenses na cidade, vendo as trocas de cenário, a circulação de artistas”, conta Edran Mariano, diretor de produção da peça, sobre a importância do circo como a escolha do palco.

Além das apresentações gratuitas no Circo da Cidade, o projeto promove outras ações, que incluem sessões exclusivas para alunos de escola pública mediante agendamento, oficinas artísticas gratuitas de Técnicas Circenses, que acontecerão sempre às quartas-feiras (manhã e tarde) entre os dias 11 de março e 15 de abril, intituladas “Palhaçaria Para Iniciantes” e “Números Circenses, além de um Cabaré com os artistas do CIRCO-TEATRO BOQUEIRÃO e os participantes das oficinas artísticas, como forma de encerramento.


Serviço

De 07 a 22 de março, sábados e domingos

15h | A Pequena Loja Mística da Madame Sinistro - Classificação indicativa: 10 anos

17h | Fim dos Tempos - Classificação indicativa: 12 anos

Entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo

Circo da Cidade - Zé Priguiça |  Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, s/nº- Alto Boqueirão

Informações: (41) 3287-5307


Sobre o Palhaçx Gourmet

Originado em 2015, o coletivo Palhaçx Gourmet investiga e pratica palhaçaria, improvisação e música. Atualmente com 12 integrantes, o grupo se apresenta um sábado por mês na Casa da Flor Bistrô, em Curitiba, de forma independente e com entrada gratuita. O coletivo acredita na contribuição livre no chapéu como forma de democratizar o acesso ao trabalho produzido, movimentando a cidade culturalmente e instigando reflexão sobre a valorização da arte. Dentre as produções, destacam-se as “Palhaças Gourmet”, o “Cabernet” e o “Ocupa Rua”.


FICHA TÉCNICA

Direção: Ricardo Nolasco

Elenco e Criação: Bruno Lops, Diogo Bonito, Fernanda Fuchs, Igor Ribeiro, Karina Flor, Larissa Lima, Lucri Regianni, Má Ribeiro, Mateus Tropo, Paulo Henrique Carneiro, Rodrigo Fowolski

Provocação e Orientação Artística: Jo Mistinguett (sonoplastia), Leonarda Glück (dramaturgia), Patrícia Cipriano (figurino)

Cenotécnicos: Anderson Quinsler e Felipe Gustavo Casagrande

Costureiras: Adelaide dos Santos Silva, Ana Luiza Costa de Melo, Catarina Ribeiro e Lurdes - Lú Confecções

Iluminação: Victor Sabbag

Produção de Áudios: Jo Mistinguett

Locuções: Ricardo Nolasco

Design Gráfico: Ju Stin

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais: Luísa Bonin e Thays Cristine - Platea Comunicação e Arte

Fotos de Divulgação: Mateus Tropo (registro) e Francineli Valdeira (edição)

Registro Fotográfico: Francineli Valdeira

Registro Audiovisual: Bruno Mancuso

Captação: Renata Cunali e Rumo de Cultura

Assistência de Produção: Dânatha Siqueira e Francineli Valdeira

Direção de Produção: Edran Mariano

Coordenação do Projeto: Bruno Lops, Larissa Lima, Má Ribeiro

Realização: Palhaçx Gourmet


GRUPOS DE TRABALHO - CRIAÇÃO

- Dramaturgia: Bruno Lops, Diogo Bonito e Ricardo Nolasco

- Figurino: Fernanda Fuchs, Karina Flor, Larissa Lima e Patrícia Cipriano

- Sonoplastia: Jo Mistinguett e Rodrigo Fowolski

- Cenários e traquitanas: Igor Ribeiro, Lucri Reggiani, Má Ribeiro, Paulo Henrique Carneiro e Mateus Tropo


OFICINAS PARA COMUNIDADE

Oficinas de Palhaçaria e Orientação Cênica: Larissa Lima e Má Ribeiro

Oficinas de Técnicas Circenses: Sabrina Almeida e Luis Borges


RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Circo de Teatro Tubinho

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo do CEDIP e Celepar.

22 visualizações
bottom of page