top of page

Clube de Leitura Curitiba Sombria terá segunda edição em setembro

Após mergulho no caso de Maria Bueno, leitores irão se debruçar sobre a história de Gilda, personagem lendária da capital paranaense.


Placa "Gilda", no centro de Curitiba (Divulgação Curitiba Sombria)
Placa "Gilda", no centro de Curitiba (Divulgação Curitiba Sombria)

“Me dá uma moeda, ou te dou um beijo”, provocava Gilda, nas décadas de 1970 e 1980, no calçadão da Rua XV, mais precisamente na região da Boca Maldita. A travesti em situação de rua chamava a atenção dos passantes e causava as mais diferentes reações - das ternas às grosseiras. Na ocasião de sua morte prematura, comoção na cidade; placa de homenagem feita pela comunidade  – logo retirada. Atualmente, outra placa de bronze, muitas vezes despercebida, repousa no calçadão testemunhando a história de Curitiba.


Gilda ainda vive no livro “Uma Moeda ou Um Beijo”, de Leonardo Melo e André Caliman.

Em setembro, a figura pitoresca, transgressora e provocativa será o assunto do Clube de Leitura Curitiba Sombria. Após o sucesso da edição teste, em agosto – exclusiva para quem já havia participado do passeio noturno tour Curitiba Sombria – o grupo será aberto ao público. As inscrições custam R$50 e podem ser realizadas entrando em contato com o projeto no Instagram @curitiba.sombria.


Na primeira edição, os participantes leram “O Retrato de Maria Bueno”, de Octavio Secundino Junior, sobre fatos e boatos acerca da milagreira mais famosa de Curitiba. O ciclo foi marcado por forte engajamento e troca entre os participantes, tanto no grupo de discussão quanto nos encontros virtual e presencial – um café da manhã para entender melhor a época em que a obra se passava (1893), quando foi escrita (1996), e o que mudou desde então. A especialista em patrimônio e pesquisadora cemiterial Clarissa Grassi foi a convidada especial do encontro e compartilhou mais informações sobre Maria Bueno.


Neste mês, o clube expande sua proposta, mantendo a fórmula que conquistou o público: um mês de leitura compartilhada em grupo, encontro online para discussão e fechamento com um encontro presencial, que nesta edição contará com os autores da obra de literatura em quadrinhos que reúne ficção e fatos históricos sobre Gilda.


“Nossa ideia é unir literatura, história e mistério em uma experiência coletiva e afetiva. A cada edição do clube, queremos aproximar os leitores de obras que dialoguem com o imaginário sombrio e cultural de Curitiba”, destaca Luciana Penante, idealizadora do projeto Curitiba Sombria.

Sobre o Curitiba Sombria


Curitiba Sombria é um projeto cultural independente, que promove passeios noturnos, experiências imersivas e atividades ligadas às lendas, histórias e mistérios da capital paranaense. Além dos tours noturnos pela cidade, que ocorrem todos os sábados à noite, de van – as vendas são pelo site Disk Ingressos –, a iniciativa investe em projetos literários e de memória cultural, como o Clube de Leitura Curitiba Sombria.


Serviço:

Clube de Leitura Curitiba Sombria – 2ª edição

Livro do mês: Uma Moeda ou Um Beijo, de Leonardo Melo e André Caliman

Período de leitura: setembro/2025

Atividades: grupo de leitura + encontro online + encontro presencial com os autores

Valor: R$ 50Inscrições: via mensagem no Instagram @curitiba.sombria


Informações: Luciana Penante


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page