Com Ana Botafogo, balé O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco é a grande estreia desta quarta-feira
- Toca Cultural
- há 2 minutos
- 2 min de leitura
A montagem da Curitiba Cia de Dança reúne 58 bailarinos e tem direção de Nicole Vanoni, e conta com a participação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão.

Um dos espetáculos gratuitos mais concorridos do Natal de Curitiba estreia nesta quarta-feira (10/12), no Centro Histórico. O palco ao ar livre já está pronto para a primeira apresentação, às 20h30, do balé O Quebra-Nozes, nas Ruínas de São Francisco. Com a participação especial de Ana Botafogo, lenda do balé brasileiro, a encenação da obra-prima de Tchaikovski ocorre até o próximo domingo (14/12).
Neste ano, a novidade é que serão cinco dias de apresentações na arena do bairro São Francisco: quarta e quinta-feira, às 20h30 e, de sexta a domingo, com duas sessões por noite, às 18h30 e 20h30. Não é preciso agendamento, mas chegue cedo, pois o espaço da plateia é limitado e costumam ocorrer filas na Praça João Cândido. Ao lado do palco, uma árvore de luz de 15 metros completa o belo cenário formado pelas ruínas e o Belvedere.
A montagem da Curitiba Cia de Dança reúne 58 bailarinos e tem direção de Nicole Vanoni, também fundadora da companhia de balé da capital. Além disso, O Quebra-Nozes conta com a participação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão.
Obra-prima da dança clássica, criada em 1891, O Quebra-Nozes é um dos três balés compostos pelo compositor russo Piotr Tchaikovski, em 1891. Apresentado pela primeira vez em dezembro do ano seguinte, em São Petersburgo, baseia-se na versão do escritor Alexandre Dumas, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, chamado O Quebra-Nozes e O Rei dos Camundongos.
Tradicionalmente encenado na época natalina, a história é repleta de fantasia e conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como soldado, que protege a menina Clara. O balé é dividido em dois atos e se tornou um clássico do Natal no mundo todo. A menina Clara é interpretada pelas bailarinas Ray Guimarães e Natália Taliani, enquanto o icônico Quebra-Nozes é performado por Felipe Bueno e Gabriel Mattoso.
Com 68 anos, a bailarina Ana Botafogo faz parte do espetáculo como a mãe de Clara, a Senhora Stahlbaum. A carioca, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também foi a bailarina principal do Teatro Guaíra e tem uma carreira reconhecida internacionalmente. Atualmente, ela está no elenco de jurados fixos da Dança dos Famosos, do Domingão do Huck, da Rede Globo.
“É o encantamento e a magia do Natal, com uma equipe artística fantástica e também com a música maravilhosa de Tchaikovski”, afirma Ana Botafogo.
Em caso de mau tempo, o espetáculo nas Ruínas de São Francisco será transferido para o Memorial de Curitiba, próximo, no Largo da Ordem.






















Comentários