Com Fernanda Takai e Humberto Gessinger, Noite dos Museus 2020 será no dia 5 de dezembro
top of page
Buscar

Com Fernanda Takai e Humberto Gessinger, Noite dos Museus 2020 será no dia 5 de dezembro

Realizado pela primeira vez em formato virtual, o evento gratuito terá pocket shows e diversas outras apresentações de dança. A transmissão ao vivo será no dia 5, a partir das 18h, direto do RS.|

Humberto Gessinger - foto Luigi Vieira

O Noite dos Museus 2020 já tem suas atrações definidas. Realizado pela primeira vez em formato virtual, o evento gratuito contará com mais de 20 apresentações de nomes da cena cultural nacional e gaúcha, reunindo pocket shows que vão do rock ao samba, além de performances especiais de dança.


Os espetáculos serão transmitidos de diferentes pontos: das casas dos músicos, das salas de exposições dos museus participantese também de um estúdio na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre,montado especialmente para a noite.


A maratona poderá ser acompanhada pelo site www.noitedosmuseus.com.br, o canal do YouTube e as redes sociais do projeto.

Entre as atrações confirmadas estão a cantora, compositora e multi-instrumentista Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu; o músico Humberto Gessinger, com repertório autoral que reúne desde as composições mais recentes até os sucessos dos tempos em que liderou a banda Engenheiros do Hawaii;

Fernanda Takai - Crédito Weber Pádua

O rock alternativo da banda Fantomaticos, o samba e a música popular brasileira da dupla 50 Tons de Pretas, assim como o trabalho das cantautoras Ariele, Gabriela Lery, Rita Zart e Pâmela Amaro.


A grande noite também contará com improvisações e shows de alguns dos principais nomes da cena instrumental do Rio Grande do Sul, como Cristian Sperandir Trio, o duo composto pelo bandonilista Elias Barbozae o acordeonista Matheus Kleber, além da união entre o violinista, compositor e humorista Hique Gomez com o instrumentista Tales Melati.


O público também poderá conferir os grooves dançantes e envolventes do Muralha Trio, o surf rock instrumental com trilhas sonoras de filmes interpretadas pelo Reverba Trio, a mistura de rock progressivo, jazz e psicodelia do Sopro Cósmico, um concerto com a Orquestra de Câmara da Ulbra e uma apresentação do grupo Violas ao Sul, formado pelos violeiros Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona.

Violas ao Sul - Crédito Elenice Zaltron

O evento ainda reserva espaço para o fado e a música portuguesa do grupo Alma Lusitana, para a mistura de folk, country, rock e bluegrass dos guris do Cartas na Rua e para a energia da ancestralidade negra do Grupo de Música e Dança Afro-Sul.


Haverá também uma intervenção sonora inédita, que poderá ser acompanhada com audiodescrição, feita pelo músico Carlos Ferreira sob um trecho do filme Um é pouco, dois é bom, de Odilon Lopez, primeiro longa-metragem brasileiro a ser assinado por um diretor negro, que está completando 50 anos do seu lançamento em 2020. Já a dança estará representada pelo tango do grupo 8 Adelantee pelo concerto cênico Carmen e Os Violões, com a camerata Violões de Porto e a bailarina Ana Medeiros apresentando uma parte do espetáculo inspirado na ópera Carmen, de Bizet, e na biografia de Carmen Miranda.


Com mais de seis horas de duração, a transmissão ao vivo também dedicará sua programação para homenagear os 16 centros culturais de Porto Alegre que participam desta quinta edição. Os locais estarão fechados para visitação durante o evento, mas receberão a iluminação temática que já é característica do Noite dos Museus e serão abordados em entrevistas, depoimentos e outros conteúdos originais que trarão curiosidades, histórias e detalhes sobre os acervos desses espaços. São eles a Casa de Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Farol Santander, o Goethe-Institut, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu da Brigada Militar, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Júlio de Castilhos, o Planetário Professor José Baptista Pereira, a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta.


Coleção Noite dos Museus em Casa


Além do evento virtual, o projeto também lançou neste ano a Coleção Noite dos Museus em Casa para que o público possa deixar o lar com jeito de exposição e ainda ajude os espaços culturais da capital gaúcha, que sofreram com meses de fechamento impostos pela pandemia. A coleção é composta por 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes.

Noite dos Museus 2019 - Crédito: Igor Bandera

Cada kit contém um par de reproduções de um item – uma pintura, uma fotografia, uma fachada – em formato A1 em papel manteiga (48 x 68 cm), e couchê (59,4 x 84 cm). A peça em papel couchê é pensada para público expor dentro de casa, e a peça em papel manteiga, para ser fixada nas janelas, na noite do evento, criando uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas.


Os kits custam R$ 30 cada e podem ser adquiridos até o próximo domingo, dia 29 de novembro, no site do Noite dos Museus. Ao final da ação, o lucro das vendas será revertido em doações para os espaços culturais participantes investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.


A 5ª edição do Noite dos Museus tem patrocínio de Sherwin-Williams e do Grupo Ultra, co-patrocínio da Sulgás, apoio do Farol Santander e da UCAN, realização do Instituto Noite dos Museus, Rompecabezas, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil. O evento é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

SERVIÇO

5ª edição do Noite dos Museus

Dia 5 de dezembro, sábado, a partir das 18h

Gratuito, com transmissão ao vivo pelo site www.noitedosmuseus.com.br, no canal do YouTube e nas páginas do Instagram e do Facebook do evento

Atrações confirmadas

8 Adelante

50 Tons de Pretas

Alma Lusitana

Ariele

Carlos Ferreira (apresentação com audiodescrição)

Carmen e Os Violões

Cartas na Rua

Cristian Sperandir Trio

Elias Barboza e Matheus Kleber

Fantomaticos

Fernanda Takai

Gabriela Lery

Grupo de Música e Dança Afro-Sul

Hique Gomez e Tales Melati

Humberto Gessinger

Muralha Trio

Orquestra de Câmara da Ulbra

Pâmela Amaro

Reverba Trio

Rita Zart

Sopro Cósmico

Violas ao Sul


Espaços culturais participantes

Casa de Cultura Mario Quintana

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Cinemateca Capitólio

Farol Santander

Goethe-Institut

Museu da Brigada Militar

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Museu da UFRGS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Memorial do Rio Grande do Sul

Museu Júlio de Castilhos

Planetário Professor José Baptista Pereira

Pinacoteca Aldo Locatelli

Pinacoteca Ruben Berta

Coleção Noite dos Museus em Casa

A coleção contém uma caixa temática do evento com uma reprodução tamanho A1 de uma obra em papel couchê, mais uma do acervo e da história de um dos espaços participantes, no mesmo tamanho, em papel manteiga, além de um cartão com informações sobre a obra e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020.

R$ 30,00 À venda até o dia 29 de novembro no site www.noitedosmuseus.com.br/2020 (os kits estarão disponíveis para retirada na semana do evento).

Informações: Jéssica Barcellos

32 visualizações
bottom of page