As atrizes Isis Madi e Clara de Cápua unem a história contada à ilustração para apresentarem personagens icônicos como Curupira e Lobisomem.

Na adaptação do projeto criado em 2018, as atrizes investigam a relação entre narrativa oral e ilustração, criando novos jogos de cena que extrapolam os recursos teatrais, e colocam a tecnologia e suas ferramentas como aliadas do processo criativo.
A atriz Isis Madi percorre o imaginário brasileiro e suas lendas contando a história do Curupira, do Lobisomem e também da Vitória Régia. A planta aquática é símbolo da Amazônia e tem a sua origem explicada por um conto indígena sobre a paixão da jovem Naiá pela Lua. Durante a narração, a artista Clara de Cápua cria um universo visual repleto de ilustrações que ora são criadas ao vivo, ora são manipuladas.
Uma terceira linha narrativa é criada com a música ao vivo de Lari Finocchiaro. As canções autorais formam mais um ponto de diálogo com as crianças e possibilita um mergulho mais profundo em cada história, com uma trilha sonora que realça os detalhes sobre os seres fantásticos que aparecem na tela.

O repertório escolhido para as apresentações feitas pelo Youtube da Isis Madi tem como ponto de partida o questionamento da filha de Isis em 2019, quando a cidade de São Paulo ficou coberta por fumaça devido a queimadas na Amazônia e em países vizinhos, junto com uma frente fria recém-chegada: “Por que o Curupira não fez nada, mãe? A Floresta Amazônica existe mesmo?”. A pergunta despertou na contadora de histórias o interesse pela investigação do imaginário popular.
A interpretação de cada um sobre os seres mitológicos brasileiros vira uma brincadeira com as crianças ao final da contação. O público é convidado a interagir com Isis e Clara pelo chat da live enviando comentários e propostas para um novo desenho.
Juntos, eles criam um ser mitológico que pode ser um pouco de tudo: cabelos de fogo, nariz de lobisomem, pés de curupira, roupa de saci... Enquanto as crianças sugerem, Clara de Cápua desenha esse personagem único e novo – e convida todos e todas a desenharem suas próprias versões em casa.
O espetáculo “Contos de Papel" é um encontro entre narração, música, ilustração e interatividade – tudo isso pela tela do computador ou celular, de forma totalmente virtual. Nessa versão inédita com foco no folclore brasileiro, Isis, Clara e Lari refletem sobre a nossa conexão com a floresta e recriam esse laço por meio do imaginário coletivo e também individual.
FICHA TÉCNICA
Criação e atuação: Isis Madi
Criação e manipulação de desenhos: Clara de Cápua
Criação musical e performance: Lari Finocchiaro
Figurino: Heidi Monezzi
Captação, edição de vídeo e transmissão: Flávia Takada e Otávio Amadei
Produção executiva: Mariana Novais e Larissa Maine - Ventania Cultural
Produção: Périplo Produções
SERVIÇO
“CONTOS DE PAPEL”, COMO ISIS MADI E CLARA DE CÁPUA
Quando: 27 e 28/03; 03, 04, 10 e 11/04. Horário: Sábados e domingos, às 11h. Pelo Youtube. Duração: 50 min | Classificação: Livre
Gratuito
Este projeto é contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 38/2020), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Comments