Contos de Papel propõe interatividade lúdica para crianças
top of page
Buscar

Contos de Papel propõe interatividade lúdica para crianças

As atrizes Isis Madi e Clara de Cápua unem a história contada à ilustração para apresentarem personagens icônicos como Curupira e Lobisomem.

Foto: Mariana Novais

Na adaptação do projeto criado em 2018, as atrizes investigam a relação entre narrativa oral e ilustração, criando novos jogos de cena que extrapolam os recursos teatrais, e colocam a tecnologia e suas ferramentas como aliadas do processo criativo.


A atriz Isis Madi percorre o imaginário brasileiro e suas lendas contando a história do Curupira, do Lobisomem e também da Vitória Régia. A planta aquática é símbolo da Amazônia e tem a sua origem explicada por um conto indígena sobre a paixão da jovem Naiá pela Lua. Durante a narração, a artista Clara de Cápua cria um universo visual repleto de ilustrações que ora são criadas ao vivo, ora são manipuladas.


Uma terceira linha narrativa é criada com a música ao vivo de Lari Finocchiaro. As canções autorais formam mais um ponto de diálogo com as crianças e possibilita um mergulho mais profundo em cada história, com uma trilha sonora que realça os detalhes sobre os seres fantásticos que aparecem na tela.

Os desenhos de Clara de Cápua. Foto: Mariana Novais

O repertório escolhido para as apresentações feitas pelo Youtube da Isis Madi tem como ponto de partida o questionamento da filha de Isis em 2019, quando a cidade de São Paulo ficou coberta por fumaça devido a queimadas na Amazônia e em países vizinhos, junto com uma frente fria recém-chegada: “Por que o Curupira não fez nada, mãe? A Floresta Amazônica existe mesmo?”. A pergunta despertou na contadora de histórias o interesse pela investigação do imaginário popular.


A interpretação de cada um sobre os seres mitológicos brasileiros vira uma brincadeira com as crianças ao final da contação. O público é convidado a interagir com Isis e Clara pelo chat da live enviando comentários e propostas para um novo desenho.


Juntos, eles criam um ser mitológico que pode ser um pouco de tudo: cabelos de fogo, nariz de lobisomem, pés de curupira, roupa de saci... Enquanto as crianças sugerem, Clara de Cápua desenha esse personagem único e novo – e convida todos e todas a desenharem suas próprias versões em casa.


O espetáculo “Contos de Papel" é um encontro entre narração, música, ilustração e interatividade – tudo isso pela tela do computador ou celular, de forma totalmente virtual. Nessa versão inédita com foco no folclore brasileiro, Isis, Clara e Lari refletem sobre a nossa conexão com a floresta e recriam esse laço por meio do imaginário coletivo e também individual.


FICHA TÉCNICA

Criação e atuação: Isis Madi

Criação e manipulação de desenhos: Clara de Cápua

Criação musical e performance: Lari Finocchiaro

Figurino: Heidi Monezzi

Captação, edição de vídeo e transmissão: Flávia Takada e Otávio Amadei

Produção executiva: Mariana Novais e Larissa Maine - Ventania Cultural

Produção: Périplo Produções

SERVIÇO

“CONTOS DE PAPEL”, COMO ISIS MADI E CLARA DE CÁPUA

Quando: 27 e 28/03; 03, 04, 10 e 11/04. Horário: Sábados e domingos, às 11h. Pelo Youtube. Duração: 50 min | Classificação: Livre

Gratuito


Este projeto é contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 38/2020), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.



30 visualizações
bottom of page