Curitiba Cia de Dança apresenta no Natal Luz o tradicional "O Quebra Nozes" pelo 5º ano consecutivo
top of page
Buscar

Curitiba Cia de Dança apresenta no Natal Luz o tradicional "O Quebra Nozes" pelo 5º ano consecutivo

Tradicional histórica de Natal conta com apresentações gratuitas e paga com participação de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus mesclando balé contemporâneo e clássico.

Curitiba Cia de Dança, O Quebra Nozes, com Ana Botafogo | Foto: Lucilia Guimarães

Faz cinco anos que o Natal Luz de Curitiba, promovido pela Prefeitura Municipal da cidade, conta com o espetáculo “O Quebra Nozes” em sua programação oficial. Trata-se de uma produção da Curitiba Cia. De Dança, que em 2023 dançará novamente nas Arcadas de São Francisco, no centro da cidade. No espetáculo deste ano, participam Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, como os pais de Clara, a menina protagonista do Quebra Nozes.


De 6 a 10 de dezembro, ocorrem as apresentações em Curitiba, mas a agenda é ampla, e ainda contempla mais outras cinco apresentações no Estado: uma em Curitiba, no Auditório Up Experience; duas em Foz do Iguaçu, na praça da paz, e outras duas em Cascavel, no Teatro Municipal Sefrin Filho.


“O Quebra Nozes é um balé de repertório, ou seja, um clássico de Natal que a Curitiba Cia. De Dança revisitou, respeitando o enredo, concepção cênica e música da versão original. É um balé que merece ser assistido e conhecido, seja em sua versão gratuita ao longo da programação do Natal Luz, na praça e, principalmente, no teatro”, diz Nicole Vanoni, fundadora e diretora da Curitiba Cia de Dança, que também é a diretora geral do Quebra Nozes.
Foto: Lucilia Guimarães

Ao falar da versão a ser apresentada, considera-se que ela é um pouco mais curta que a original e tem uma coreografia especial de dança contemporânea, em meio ao clássico. Em 2023, os solistas convidados são os bailarinos Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, como pais da Clara, na apresentação do balé nas ruínas São Francisco.


Nas apresentações do dia 12 em Curitiba, em Foz do Iguaçu e em Cascavel, os solistas serão os bailarinos Luiza Falcão e Lucas Monteiro, que interpretam a Clara e o Quebra Nozes. Ana Botafogo também participa da apresentação do dia 12, em Curitiba, como a mãe da Clara.


Originalmente montada em 2018, a coreografia O Quebra Nozes da Curitiba Cia de Dança tem sido apresentada durante a programação de Natal de Curitiba desde 2019. O Quebra Nozes é um dos três balés criados pelo compositor Tchaikovsky, ambientado no século XIV, na Europa Oriental. Sua história é baseada em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.


SERVIÇO:

Curitiba Cia De Dança apresenta “O Quebra Nozes”

De 6 a 10 de dezembro, nas Ruínas São Francisco.

Horário a confirmar. Os espetáculos podem ser cancelados em virtude do tempo.

12 de dezembro – Teatro Up Experience – Viasoft Experience – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido. 20h. Ingressos a R$ 170,00 e R$ 85,00 (meia entrada) + taxa adm., à venda pelo Disk Ingressos https://www.diskingressos.com.br/evento/5913/12-12-2023/pr/curitiba/o-quebra-nozes

Apresentações em Foz do Iguaçu e Cascavel – data e horário a confirmar.

Enredo do Quebra Nozes

A história do Quebra Nozes se passa durante o Natal. Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina. Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos, e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada.


O boneco traja uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz. O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, quebra-o, deixando Clara desolada. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas. Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito; de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos.

Foto: Lucilia Guimarães

O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido. Logo depois um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam.


Depois vão para a Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos, e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores. Neste reino encantado o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerão para sempre em sua memória

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e, na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes.

Foto: Lucilia Guimarães

A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico.


No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Para o final do ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circula por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”.


Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retoma suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa que estiveram em circulação por cidades como Guarapuava, Umuarama, Toledo, Cascavel, Londrina e Curitiba. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni.

Foto: Lucilia Guimarães

Em 2023 a Curitiba Cia de Dança apresenta “Dom Quixote”, dentro da programação dos 330 anos de Curitiba. Em junho de 2023 a Cia fez uma circulação do espetáculo “Memória de Brinquedo” pelas cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Terenos, Campo Grande e Goiás, com patrocínio de Banco CNH Industrial, Sesc MS, Sesc MT, Sesc GO; e apoio de Case IH, Case Construction. Projeto viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com realização da Curitiba Cia de Dança e – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC). “Memória de Brinquedo” e “Quebra Nozes” foram apresentados no nordeste brasileiro, em João Pessoa (PB) e Guaranhuns (PE) em setembro. E em outubro, a Curitiba Cia de Dança levou a Suíte de “Dom Quixote” e “Memória de Brinquedo” para o interior do Paraná, nas cidades de Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Londrina, sendo atração especial do Festival de Dança de Cascavel e de Londrina. Ainda em outubro, a Curitiba Cia de Dança organizou a Semana da Criança, com dois finais de semana dedicados ao lúdico. Foram apresentados os espetáculos “Memória de Brinquedo”, de seu repertório, e “Girassóis”, espetáculo convidado da Cia Druw, de São Paulo, dirigida por Miriam Druwe, que assinou a coreografia do repertório da Curitiba Cia de Dança “Mirolando”, voltada para o público infanto-juvenil inspirado na obra do pintor espanhol Juan Miró. “Mirolando” fechou a agenda de espetáculos da Curitiba Cia de Dança de outubro.


Informações: Gisele Passos

38 visualizações
bottom of page