De Paranavaí, 43duo lança “Sã Verdade”
- Toca Cultural
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Novo disco do projeto paranaense de indie psicodélico propõe reflexões sobre o presente com letras poéticas e sonoridade que foi moldada nos palcos.

Depois de um ano de estradas, experimentações e shows, o 43duo apresenta Sã Verdade, um álbum que condensa a potência do palco e a inquietação das ideias que movem a dupla de Paranavaí (PR). As sete faixas foram criadas entre o fim de 2023 e o início de 2024, e chegaram ao estúdio depois de meses de testes ao vivo — um processo pensado para que as canções ganhassem corpo diante do público antes de se tornarem registro.
A intenção era simples: soar como soam ao vivo. Para isso, Luana Santana gravou baixo e bateria de forma simultânea (assim como acontece nos shows); o mesmo vale para os loops de guitarra gravados por Hugo Ubaldo. A produção, assinada por Felipe De Mari Scalone, partiu de um repertório de vinte músicas, lapidadas até chegar ao recorte final do disco.
As letras – que têm influência de Manoel de Barros e Caetano Veloso – passam por temas como colapso ambiental, consumismo, solidão, e com o olhar voltado para a mudança do pensamento coletivo por meio de práticas e medicinas milenares e psicodélicas. O nome do disco, por sua vez, surgiu a partir da reflexão provocada pelo termo “pós-verdade”. Em vez de repetir a expressão já bastante utilizada, a dupla criou uma nova: Sã Verdade, uma espécie de antagonista.
“As composições refletem a visão de mundo que cremos, e como vivemos. Só adicionamos um pouco de psicodelia e um olhar onírico. Nos sentimos muito bem ‘mandando’ algum tipo de mensagem, é uma coisa que traz sentido para nós mesmos, e nos motiva a seguir a caminhada artística”, comenta Hugo Ubaldo.
Gravado em uma casa de campo em Londrina (PR), e com pós-produção finalizada entre o Brasil e os Estados Unidos, em Los Angeles e Napa Valley, o disco dialoga com referências como Tame Impala, Boogarins, The White Stripes e Pink Floyd.
🎧 Ouça aqui.
Sã Verdade foi financiado com recursos oriundos da Fundação Cultural – Prefeitura de Paranavaí, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal. No fim de Abril a banda iniciou a turnê do disco, o terceiro álbum da dupla, que está se apresentando em diversas regiões do Brasil. Confira as próximas datas da turnê abaixo:
13/06 - Vilhena, RO - Circuito Festival Casarão
14/06 - Ji-Paraná, RO - Circuito Festival Casarão
18/06 - Rio Branco, AC - Festival Casarão
19/06 - Porto Velho, RO - Festival Casarão
28/06 - Paranavaí, PR - Vila Rural São João
05/07 - Campo Mourão, PR - Bar e Bocha
10/07 - Apucarana, PR - Olds Custom
18/07 - Maringá, PR - Tribos Bar
23/08 - Novo Hamburgo, RS - Outro Mundo Acontece
Informações: Thais Pimenta






















Comentários