Decorações se espalham e Curitiba já está com um jeitinho de Natal
- Toca Cultural
- há 10 minutos
- 5 min de leitura
Capital paranaense reúne centenas de atrações natalinas, confira abaixo e programe-se!

Mesmo antes da estreia do Natal de Curitiba 2025, na próxima segunda-feira (24/11), às 19h30, a cidade já está entrando no clima de fim de ano com a instalação das decorações e testes de luz por toda a capital. Árvores de Natal, estrelas de Belém, guirlandas, rosáceas e contornos de luz enfeitam atrações pelo Centro e bairros, enchendo os olhos de quem percorre espaços da cidade.
Além das árvores do Natal O Boticário na Rua XV e as que já compõem cenários no Largo da Ordem (Árvore da Vida, com 7,5 mil vasinhos de sálvias), a Câmara Municipal, a Praça Generoso Marques (Paço Municipal), e as Ruínas de São Francisco, o Natal da Praça Santos Andrade contará com dois palcos para espetáculos inéditos e três grandes árvores.
No Parque Barigui, também já começou a montagem da maior de todas as árvores de Natal desta temporada e que integrará o Parque Mágico, uma das atrações gratuitas do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível. Com 35 metros de altura e 20 toneladas, a estrutura está sendo colocada na ilha do parque e até uma ponte provisória foi instalada para o transporte de toda a ferragem.
Próximo também está um Mickey Mouse de 8 metros de altura, campeão de fotos e vídeos nas redes sociais na última semana. Além do Parque Mágico, o Natal da Disney terá o show ao vivo (com ingressos esgotados) e o gratuito Disney+ Open Air, com sessões de filmes ao ar livre.
Espaços públicos como os bosques do Papa, Lago Azul (Umbará) e Zaninelli/Escola de Sustenbilidade (Pilarzinho), Passeio Público, Jardim Botânico e os parques Papa Francisco, Bacacheri, Tingui, Tanguá e Náutico também ganharam suas árvores, assim como igrejas, asilos, mercados e memoriais.
FESTA DAS ETNIAS & JASELKA
A propósito, a decoração do Bosque do Papa, no Centro Cívico, é um destaque a parte. Além da charmosa árvore de flores vermelhas, as casinhas polonesas ganharam adornos natalinos e faixas com comemorativas. O local recebe no último fim de semana de novembro, nos dias 29 e 30, uma celebração também conhecida como Jaselka, reunindo representantes de várias comunidades étnicas, com danças folclóricas e gastronomia típica.
Guirlandas e túneis de luz
Além das árvores de Natal, guirlandas foram instaladas para valorizar as fachadas de prédios históricos do Largo da Ordem, como o Palacete Wolf, o Solar da Cultura (sede da Fundação Cultural), a Igreja do Rosário e a Casa Hoffmann. Já contornos de luz foram colocados para evidenciar a arquitetura do Palácio Avenida, dos portais do Passeio Público e do Belvedere do Tanguá, sem contar os túneis formados por milhares de microlâmpadas que encantam a noite quem passa pela Feira Especial da Praça Osório, no Centro, aberta na última quarta-feira (19/11).
Tradição que atravessa décadas
Outro destaque do Natal curitibano é a Rua Iluminada da Família Moletta, que começou de forma simples, ainda em 1996. A tradição cresceu ano após ano até 2002, quando precisou ser interrompida por falta de apoio. Mais de uma década depois, em 2016, a iniciativa foi retomada e ganhou ainda mais força, tornando-se parte oficial da programação do Natal de Curitiba a partir de 2023. Em 2024, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local. Acesse o site e saiba mais: https://ruailuminada.com.br

“Curitiba já se tornou um roteiro obrigatório para quem gosta do clima natalino. A Rua Iluminada é um dos pontos mais queridos desse calendário e trabalhamos muito para garantir um grande espetáculo aos visitantes”, afirma Samuel Moletta, neto dos idealizadores e um dos organizadores da atração.
Casa do Pão de Mel
O Oratório de Bach do Bosque Alemão, por outro lado, está ficando ainda mais encantador com alegorias em forma de pirulitos, bolachas, confetes e algodão-doce que transformaram o local na Casa do Pão de Mel. Também fazem parte da decoração de alguns espaços as tradicionais estrelas de Belém, como as instaladas no jardim do Portal do Bosque Alemão, e os laços de presente gigantes da fachada do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.
Coral de crianças no Palácio Avenida
O Natal do Bradesco no Palácio Avenida, uma das atrações natalinas mais famosas do Brasil, terá um fim de semana a mais no Natal de Curitiba 2025. Serão, ao todo, seis apresentações no início de dezembro do coral formado por 90 crianças e adolescentes de instituições de acolhimento, que se apresenta nas janelas do histórico prédio da Rua XV de Novembro. As apresentações serão de 6 a 14 de dezembro de 2025, às 20h15. É recomendado chegar cedo para conseguir um bom lugar, pois as apresentações costumam atrair um grande público.

Já a Rumo, operadora ferroviária, volta a promover a Maria Fumaça “Rumo ao Natal”. Com o Papai Noel a bordo, a locomotiva fabricada em 1950 irá encantar o público de Curitiba e Região Metropolitana.
Cartões-postais da cidade, como o Jardim Botânico, os parques Tanguá e Náutico e os Memoriais de Curitiba e Paranista ganharão atrações pensadas para toda a família. Em todas as regionais, espetáculos levarão o espírito de Natal bem próximo das comunidades.
Estreia na Santos Andrade
Para a estreia do Natal de Curitiba 2025, no dia 24 de novembro, pela primeira vez, será instalado em frente ao Teatro Guaíra um palco externo para a apresentação do espetáculo "A Inesquecível Fábrica de Emoções", do Natal da Praça Santos Andrade. Na peça, que integrará artistas e projeção mapeada, o Papai Noel, ao perder a inspiração para criar presentes, embarca em uma viagem com seus fieis assistentes, duendes e elfos, para buscar reacender a magia perdida.
Além desse espetáculo, num segundo palco, em frente às escadarias do prédio histórico da UFPR, será encenada a apresentação "Abrace o Mundo", que irá contar uma história mágica de um menino que questiona seus pais com uma dúvida comum a todas as crianças: como o Papai Noel consegue entregar tantos presentes para crianças no mundo inteiro ao mesmo tempo? O espetáculo terá início no dia 27 de novembro.
O local também vai contar com decorações e experiências interativas para entreter, em especial às crianças, que poderão se divertir em um trenzinho elétrico e interagir com o Bom Velhinho na Casa do Papai Noel. Além disso, uma árvore de Natal de luz de 20 metros, duas outras árvores de 18 metros (em frente a UFPR) e a tradicional feirinha integram o Natal na Praça Santos Andrade.
Mais de 150 espetáculos promovidos pela Prefeitura, patrocinadores e instituições privadas formarão o calendário natalino de Curitiba.
🎅🏼Para mais dicas, acesse aqui!
Informações: Prefeitura Municipal + Redação Toca Cultural






























