“Do ritmo ao algoritmo”: Ópera de Arame recebe exposição que reconta a história da música
top of page
Buscar

“Do ritmo ao algoritmo”: Ópera de Arame recebe exposição que reconta a história da música

Cores, linhas e formas em tecidos gigantes recontam a trajetória musical no mundo sob o olhar de três artistas.

Exposição reconta história da música | Foto: Vinícius Grosbelli

Um dos mais icônicos teatros do Brasil, a Ópera de Arame, abriu neste fim de semana a exposição “Do Ritmo ao Algoritmo”, que reconta a história da música no mundo através do olhar dos artistas e ilustradores curitibanos Clayton Jr., Caio Zero e Fernanda Bornacin.


Promovido pela Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério do Turismo, Ebanx e Empalux, e realizado pela Futura Fonte em parceria com a DC Set, a mostra possui 15 telas produzidas em tecidos com mais de 10 metros de altura, pendurados no alto do teatro.

“Nossa ideia é que o público possa ter mais uma experiência cultural dentro de um dos teatros mais importantes e que já recebeu grandes artistas da música. A exposição conta a história da música sob o ponto de vista de três grandes artistas que exploram desde a primeira flauta de marfim aos bits que hoje estão na nuvem”, conta Gabriella Leão, gerente de marketing da Ópera de Arame.
Telas no palco da Ópera de Arame | Foto: Vinícius Grosbelli

Sob a curadoria de Milena Costa e pesquisa do jornalista Alessandro Andreola, cada um dos artistas participantes foi responsável por cinco telas, que representam momentos centrais da história da música.


A exposição contará também com uma segunda fase, a partir do segundo semestre, com programação pedagógica que inclui oficinas de música para estudantes de escolas públicas.


O projeto é mais uma das atrações que fazem parte do projeto de revitalização cultural pela qual a Ópera de Arame vem passando. A primeira delas foi o Vale da Música, que oferece mais de 1 mil apresentações musicais por ano em um Palco Flutuante em meio ao lago da Ópera. Com isso, o público que visita o local conta com uma grande diversidade de atrativos culturais, tendo a possibilidade de curtir a programação durante o dia inteiro. É possível também realizar uma visitação 360° em todo o espaço, que fica aberto de terça a domingo.

"Esperamos que Do Ritmo ao Algoritmo transforme-se em uma viagem musical para aqueles que visitam esse icônico espaço da música em Curitiba: o palco da Ópera de Arame. Suba ao palco, veja de perto as imagens criadas pelos nossos artistas, aproxime-se do universo da música e sinta a emoção do encontro com a plateia", finaliza o pesquisador e jornalista Alessandro Andreola.

Serviço:

Exposição “Do Ritmo ao Algoritmo”

Data: a partir de 5 de março

Local: Teatro Ópera de Arame

Valor para entrada no Vale da Música: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. O benefício é válido para pessoas que estejam dentro da lei da meia-entrada, crianças de até 12 anos e moradores de Curitiba e região metropolitana, que precisam levar um comprovante de residência para obter o desconto.

Grupos de estudantes da rede pública de ensino têm gratuidade na entrada. Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Sobre o EBANX O EBANX é uma plataforma líder em pagamentos na América Latina, conectando mais de 35 mil empresas globais e regionais aos consumidores de um dos mercados digitais que mais crescem no mundo. A fintech foi fundada em 2012 com a missão de resolver um gap de acesso entre latino-americanos e e-commerces internacionais. Com tecnologia e infraestrutura própria, aliadas a um profundo conhecimento sobre o mercado da América Latina, o EBANX permite que empresas globais com operações locais ou internacionais se conectem a centenas de métodos de pagamento em diferentes países da região. O EBANX ainda vai além de pagamentos, incrementando vendas e criando experiências de compra simples e resultado para empresas e consumidores latino-americanos. Para mais informações, visite https://www.ebanx.com/br/.

Sobre a EMPALUX Há mais de 28 anos a Empalux vem proporcionando à sociedade soluções de iluminação de qualidade e eficiência. Atualmente encontra-se entre as 5 maiores empresas de iluminação do país, atendendo as principais redes de lojas e supermercados em todo o território nacional e países do Mercosul. Sempre consciente e motivada a fazer a sua parte para um mundo mais sustentável em 2019 a Empalux apresentou ao mercado sua linha de produtos voltados a geração de energia solar e hoje já se posiciona no mercado com o melhor em tecnologia fotovoltaica. Conheça a Empalux.

Sobre a Futura Fonte Proponente do Vale da Música, a Futura Fonte é especializada em iniciativas que fazem da cultura um instrumento de formação e valorização do indivíduo. O grupo realiza eventos e também atua de forma constante na promoção de ações de responsabilidade social conectadas à música, como a associação com a ONG internacional Playing For Change. No Parque das Pedreiras é um dos parceiros da DC Set Eventos na realização de eventos culturais no complexo.

Sobre a DC Set Group

Fundada em 1979, a DC Set Group reúne empresas e iniciativas ligadas à cultura e esporte em oito verticais de negócio. O grupo atua como um hub de inovação em entretenimento, sendo uma das pioneiras em gestão de talentos, festivais de música e shows internacionais, além da realização de exposições e espetáculos artísticos; palestras e conferências; gestão de espaços; produção de conteúdo e organização de ligas e competições esportivas.


Informações: Ana Luísa Pereira

46 visualizações
bottom of page